LAN diz quanto vai investir, novos aviões, a fusão e a divisão

Por: Antonio Euryco

Esperando completar em mais um mês todas as providências relacionadas ao anuncio oficial para a fusão com a TAM e a criação da Latam, a LAN anunciou nesta quinta (26) que a previsão de investimentos para 2012  é de US$ 1,7 bilhão com aplicação prioritária na aquisição de novos aviões.

 

Mais 18 aeronaves deverão ser encomendas confirmadas, entre eles o 787 da Boeing que começará a ser entregue entre agosto e outubro, como informa em sua edição de hoje o ‘Diario Financeiro’, de Santiago.

 

No processo com a empresa brasileira, na próxima semana será iniciado o relacionamento geral da frota que deverá contar com mais de 220 aviões e dará cobertura a mais de 115 destinos internacionais. Cerca de 40 mil empregados formarão a  equipe da Latam.

 

“O processo está praticamente pronto. Temos que concluir o registro da companhia na SEC (Comissão de Valores dos Estados Unidos). Estamos esperando as últimas aprovações”, ressaltou o vice-presidente de Administração e Finanças de LAN, Alejandro de la Fuente, em uma junta de acionistas,  indicou outro jornal chileno, o  La Tercera.

O executivo detalhou que o processo de Oferta Pública de Ações (OPA) será iniciado na próxima semana ou na seguinte,  assim o  processo de fusão deverá ser concluído “na primeira ou na segunda semana de junho”. 

 

No acordo entre as duas famílias proprietárias do novo grupo aeronáutico, um dos dez maiores do mundo, os donos da TAM terão 13,67% da nova sociedade, a família dos chilenos Cueto ficará com 24,07% enquanto os demais acionistas da LAN vão repartir 46,6% e os demais acionistas da TAM ficarão com 15,65%.

 

 Em numeros somados, a TAM terá 19,32% da Latam, enquanto a LAN será dona de 70,68%.

 

AE

 

 

 

Deixe uma resposta