Para promover processos mais ágeis e eficientes na manutenção e inspeção de aeronaves, a Latam anunciou a implementação de óculos de Realidade Aumentada (RA). A novidade é utilizada em 20 bases da aérea no Brasil.

A utilização da funcionalidade é feita pelos mecânicos que atuam em aviões da Latam. Os óculos SmartGlass atuam com comando de voz e são operados via conexão 4G.

“Esta ferramenta de suporte técnico remoto, por meio da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, diz Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Brasil.

O objeto transmite imagens da aeronave em tempo real e auxiliam técnicos no Centro Operacional de Manutenção (COM) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, do time de Engenharia Brasil da Latam ou fabricantes das aeronaves.

É possível verificar, por exemplo, se é necessário desativar uma válvula, além de identificar com o auxílio da câmera de vídeo com leitura térmica variações de calor e até pontos de vazamento.