Latam implementa atendimento remoto em Cuiabá, Curitiba e Navegantes

Para os próximos meses, a Latam estima a expansão do modelo de autoatendimento no check-in emoutros aeroportos brasileiros

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Foto: reprodução

A Latam Linhas Aéreas acaba de anuncia a implementação do projeto “Atendimento Remoto” nos aeroportos de Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Navegantes (SC). A iniciativa da companhia visa promover a segurança dos passageiros e funcionário no check-in.

O formato já está disponível em sete terminais do país incluindo Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Paulo (Congonhas), Vitória e em Florianópolis. O projeto reforça o trabalho da Latam na luta contra a pandemia de covid-19.

O fluxo de atendimento do novo projeto da Latam é o mesmo que ocorre atualmente. No entanto, o funcionário da companhia que atende os clientes no check-in não está no guichê presencialmente, mas sim, realizando o processo de forma totalmente remota de qualquer cidade do Brasil, interagindo com os passageiros por meio de um sistema de videoconferência.

Confira o processo de atendimento:

  • Passo 1 – Chegada do passageiro no terminal da Latam e confirmação dos dados de viagem e documentação, por meio do sistema de câmeras;
  • Passo 2 – Verificação de segurança sobre presença de artigos perigosos/proibidos na bagagem;
  • Passo 3 – Se houver necessidade do despacho de bagagem, o cliente posiciona a bagagem (já etiquetada) na balança/esteira;
  • Passo 4 – O atendente remoto realiza a conferência do peso e tipo de bagagem, também com auxílio do sistema de câmeras;
  • Passo 5 – O atendente orienta o passageiro a ativar o botão de acionamento da esteira para despacho da bagagem;
  • Passo 6 – O cliente recebe o seu cartão de embarque diretamente pelo aplicativo Latam (caso seja necessária a impressão de um novo cartão, o atendente remoto o imprime) e o atendimento se encerra.

Para os próximos meses, estima-se a expansão deste modelo de operação para outros aeroportos brasileiros, que trabalharão de forma colaborativa. O prazo para instalação de todos os equipamentos necessários e preparo das equipes no novo modelo é de 15 a 20 dias.

Certificação AVSEC

A Latam obteve a atualização da sua certificação AVSEC por meio da Portaria SIA nº 3.913, de 4 de janeiro de 2021, que aprovou a versão nº 4 da Listagem de Medidas Adicionais de Segurança e Procedimentos Alternativos da empresa.

A aprovação se deu após a companhia apresentar a sua proposta de atendimento remoto no check in – e passar por um período de testes, especificamente no Aeroporto de Vitória – e demonstrar que os requisitos regulamentares de segurança contra atos de interferência ilícita atendem as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Medidas de segurança já implementadas

A Latam permanece reforçando as suas medidas de segurança e higiene, implementando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades sanitárias dos países onde atua e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Além do atendimento remoto no check-in, há também limpeza de aeronaves com uso autônomo de luz ultravioleta (UV), obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o voo, álcool gel disponível no avião, reduzida interação da tripulação com o passageiro, filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) que renovam o ar das aeronaves a cada 3 minutos, entre outras medidas.

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