Legado das Águas é novo destino em São Paulo

    0

    O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, localizada no Vale do Ribeira entre os municípios de Juquiá, Tapiraí e Miracatu (SP) e administrada pela gestora de ativos ambientais Reservas Votorantim, está oferecendo atividades de ecoturismo. Grupos de até 20 pessoas poderão observar aves, praticar canoagem pelas águas do rio Juquiá ou fazer uma trilha de bicicleta pela vegetação da Mata Atlântica. Também podem ser agendados a grupos, rotas de turismo científico e estudo do meio para escolas, além de diversos cursos oferecidos regularmente.

    As atividades serão orientadas por empresas especializadas nas práticas esportivas e realizadas com agendamento prévio. O controle tem como objetivo conservar a área e o habitat de animais e vegetações raras. A reserva de 31 mil hectares tem 75% da sua extensão totalmente intocada, possibilitando identificar mais de 20 mil espécies vegetais e animais, como o macaco-muriqui – o maior macaco das Américas -, a onça-parda, o cachorro-vinagre e a anta albina, única encontrada em seu ambiente natural no mundo.

    “Nós percebemos que além da conservação da flora e da fauna, a reserva poderia ser um local de práticas esportivas, ecoturismo e contemplação da natureza, proporcionando à sociedade a possibilidade de estar em uma área praticamente intocada”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim.

    Para assegurar que a abertura para o ecoturismo acontecesse de forma responsável, foi realizado um minucioso estudo. O levantamento apontou quais atividades poderiam ser praticadas e o limite de visitantes. “Desenvolveremos as atividades com grupos pré-definidos, pois o Legado das Águas não é um parque, é uma reserva focada em conservação, uma oportunidade ímpar para as pessoas conhecerem a Mata Atlântica em toda sua exuberância”, afirma Frineia Rezende, gerente da Reservas Votorantim.

    O processo de preparação para as atividades com foco em ecoturismo começou em 2016, quando o Legado das Águas recebeu grupos de funcionários das empresas da Votorantim S.A. em nove eventos-teste, realizados entre outubro e dezembro. Nessas ocasiões, foram testadas, na prática, as atividades e os roteiros preparados para 2017, permitindo uma avaliação sobre as adequações necessárias nas estruturas de atendimento ao público.

    Inicialmente os passeios serão realizados aos finais de semana e poderão ser agendados diretamente com os operadores das atividades. Mais informações estão disponíveis no site.

    Aventure-se fazendo mountain bike

    A Velo Vert, empresa especializada na criação e customização de espaços para treinamento e lazer de ciclistas, desenvolveu no Legado das Águas cinco diferentes percursos para a prática de mountain bike, com duração de 3 a 4 horas, dependendo das habilidades e condicionamento físico dos ciclistas. Os interessados devem procurar o parceiro, por meio do e-mail [email protected]

    Passeio de Canoagem

    A Canoar é a parceira do Legado das Águas para a realização da trilha aquática na Represa de Porto Raso. A empresa, com 29 anos de experiência em turismo de aventura, educação esportiva e ambiental, auxiliará os visitantes durante o percurso de 4 quilômetros. Os interessados devem procurar o parceiro, por meio do e-mail [email protected]

    Observação de Aves

    Já foram identificadas 111 espécies de aves endêmicas da Mata Atlântica no Legado das Águas. A atividade de observação de aves será conduzida pela empresa parceira Sustentar, que desde 2010 oferece, dentre outros serviços, o monitoramento de fauna e flora, gerenciamento ambiental em campo e supervisão de qualidade de estudos e projetos ambientais. Os interessados devem procurar o parceiro, por meio do e-mail [email protected]

    Serviço
    Atividades: mountain bike, canoagem e observação de aves
    Valor: a partir de R$110,00
    Informações: www.legadodasaguas.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here