Litoral Norte anuncia Rota Caiçara com imersão cultural

A nova atração do litoral Norte conta com tour por ruínas, bate-papo com moradores, compartilhamento de histórias e a culinária típica

litoral Norte
Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (10), o litoral Norte anuncia a rota caiçara, um passeio com 3 horas de duração iniciado na Praia de Boiçucanga em São Sebastião. O roteiro é fruto da parceria entre a Associação de Pescadores de Boiçucanga e a Companhia Docas de São Sebastião e será comercializado pela MaresiasTur. A operação do passeio terá saídas diárias às 9h e às 14h, conforme condições climáticas.

“Nós como receptivo estamos sempre buscando apoiar projetos que valorizem a cultura caiçara, gerando renda para essa população e valorizando o turismo regional”, pontua Thiago Bertassoni, proprietário da MaresiasTur.

A atração do conta com um bate-papo com Lavínia de Matos, uma das moradoras mais antigas da vila de Boiçucanga, além de um café da manhã típico com bolo de taioba e café de garapa. Em seguida, os turistas iniciam um passeio de barco com histórias, curiosidades e aspectos da cultura do litoral Norte contados por moradores.

A primeira parada é a apresentação do cerco de pesca flutuante, técnica ensinada aos caiçaras por imigrantes japoneses. Na Ilhas dos Gatos, além de diversas espécies de pássaros como tico-tico e tié sangue há uma curiosidade histórica, o local foi escolhido pela família Rockefeller para a construção de uma casa na época da segunda guerra mundial.

Os guias nativos do litoral Norte ainda vão mostrar as regiões onde ficavam os grandes bananais, o Morro da Cruz, a Pedra Itaipu e Itapoã que na língua tupi significa água que vem das pedras e pedra que ronca respectivamente.

“O intuito do projeto é um resgate da cultura caiçara para que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o modo de vida da comunidade e gerar uma segunda fonte de renda para as famílias locais através de uma atividade em que a população é protagonista em todas as etapas”, José Carlos dos Santos presidente da APB.

Deixe uma resposta