Litoral Norte de Pernambuco recebe projeto Praia Sem Barreiras

Por: Chris Flores

Pau Amarelo, no município de Paulista, é a sétima praia pernambucana a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. A ação, que pela primeira vez chega ao Litoral Norte, ficará localizada próximo à Igreja Nossa Senhora do Ó. Idealizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o projeto voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, faz parte do Programa Turismo Acessível do Governo do Estado. 

 

Em Paulista, o Praia Sem Barreiras terá uma área com cerca de 200m² e funcionará aos sábados e domingos, sempre na maré baixa. Os visitantes poderão desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de quatro profissionais qualificados.  

 

Para o presidente da Empetur, André Correia, a chegada do Praia Sem Barreiras no Litoral Norte reafirma a importância que o tema acessibilidade tem para o Turismo de Pernambuco. “Nosso estado foi pioneiro em proporcionar o acesso adequado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Hoje, estamos muito felizes e sabemos da importância de garantir a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirmou Correia.

 

Uma rota acessível também foi criada para facilitar o acesso dos usuários ao Praia Sem Barreiras. O caminho tem início na parada de ônibus na Avenida Cláudio Gueiros, de esquina com a Rua Togo. A Prefeitura do Paulista requalificou a calçada, que agora possui dimensões apara atender as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com 3,5 metros de largura e 150 metros de comprimento.  

 

“A praia é o espaço mais democrático de diversão e lazer. Ainda assim, deficientes e pessoas com limitação de mobilidade continuam enfrentando dificuldade de acesso. Ao aderir a esse projeto, a Prefeitura garante que esse público possa desfrutar do nosso litoral com dignidade, como qualquer paulistense”, concluiu o Prefeito de Paulista, Júnior Matuto.

 

 

CF

Deixe uma resposta