Maceió: gastronomia impacta R$ 150 milhões na economia em 2019

Feiras gastroômicas em 2019 geraram 37,3 mil empregos
Maceió
Maceió destaca o turismo por meio da gastronomia. Foto: reprodução.

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur) divulgou o impacto de R$ 150 milhões na economia municipal com volume levantado pela gastronomia. Os dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que o valor é cerca de 66,7% maior do que o registrado em 2018.

“No âmbito nacional, a gastronomia representa quase 50% do volume de empregos gerados no turismo, sendo a alimentação fora do lar responsável por quase um terço do PIB brasileiro. Investir nesse segmento é fortalecer um dos nossos principais atrativos, gerar emprego e renda para os maceioenses e tornar o destino Maceió ainda mais competitivo no mercado nacional e internacional, tornando a atividade turística cada vez mais dinâmica e diversificada”, destacou Jair Galvão, secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

A união dos 380 associados da Abrasel gerou cerca de 16 mil empregos diretos na capital alagoana. Em 2019, foram 7,3 mil empregos a mais que em 2018. Os seis festivais realizados no ano passado contabilizaram 37,3 mil pessoas trabalhando.

“A Abrasel tem sido um parceiro fundamental da Prefeitura de Maceió na projeção e estruturação do destino, com o desenvolvimento de novos produtos turísticos, como o Natal dos Folguedos, e a promoção da gastronomia local”, reforça o secretário.

Segundo pesquisa realizada pela Semtel nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), o tempero é um dos fatores que contribui para a satisfação dos turistas. “O investimento da Prefeitura de Maceió, via termo de fomento com a Abrasel, tem papel extremamente importante nesses números, tanto pelo entendimento da gestão municipal em relação à importância da gastronomia como grande diferencial para o turismo nos apoios e promoção de experiências para os visitantes, com os festivais gastronômicos”, diz Thiago Falcão, presidente da Abrasel.

A Prefeitura de Maceió com auxílio da Semtel e em parceria com a Abrasel possui um calendário de feiras, eventos e ações de divulgação da gastronomia local. “Em 2019, foram148 associados a mais que em 2018, mais festivais e consequentemente, mais empregos gerados. Esses números comprovam o peso do segmento gastronômico na economia, principalmente em Maceió, onde temos mais de 90% dos associados”, diz Thiago Falcão, presidente da Abrasel.


Leia mais:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui