Maranhão mostra números do ano

Por: Camila Oliveira

O ano de 2012 completa-se com saldo positivo na promoção, desenvolvimento e comercialização do Maranhão como destino turístico. O estado participou de 12 feiras nacionais, 4 internacionais além de 3 regionais, e teve três eventos em destaque, a BNTM, Rally dos Sertões e o congresso da Skal Internacional.

 

Um dos fatores considerados foi o trabalho em parcerias com universidades e instituições para a qualificação de mão de obra e empreendedorismo.

 

De acordo com o Secretário de Turismo, Jura Filho, dois grandes projetos de capacitação para empresários e para profissionais e estudantes da área foram desenvolvidos. “Capacitamos mais de 300 profissionais e alunos com o projeto “Meu Negócio pode ser Turismo” que percorreu vários polos turísticos. Em parceria com o Sebrae levamos ao alcance dos empresários em 13 municípios turísticos, qualificação empresarial que beneficiou 280 equipamentos turísticos”, explica.

 

O programa de Regionalização direcionado para os polos, “serviu para tornar os municípios turísticos de cada região mais próximos da política estadual facilitando assim a gestão compartilhada e aumentando o numero de empresas formalmente cadastradas no Cadastur”.

 

Houve um forte agregamento na sensibilização junto ao trade turístico com a campanha do Turismo Sustentável de Infância, o TSI. A ação que percorreu hotéis, pousadas, bares e similares durante o carnaval, período junino e férias, alertou quanto o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

O principal site de divulgação do destino, o www.maranhaounico.com só nos períodos de temporada alta, como carnaval e São João, atingiram juntos quase 100 mil acessos. A retomada do estado para o mercado nacional e internacional previsto no plano de turismo atingiu a meta promocional prevista.

 

Completando as ações e projetos de 2012, a Setur fechou o calendário com a realização do Encontro de Turismo. O evento realizado no final de novembro contou com a participação de todos os polos turísticos do estado reunindo a cadeia produtiva, trade local além da comunidade científica com oferecimento de oficinas e palestras para um público de quase mil pessoas.

 

Para 2013, o  secretário  anuncia novos projetos de promoção turística. “Vamos começar o ano com um grande projeto que vai percorrer todos os polos na formatação de um portfólio de produtos existentes em cada região turística do Maranhão”,  promete Jura Filho.

 

AE

 

Deixe uma resposta