“O que Vivi no Turismo…” – Marta Rossi

Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello e diretora da Festuris, aprendeu cedo o valor da hospitalidade e é destaque na série “O que Vivi no Turismo”

marta rossi

Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello e diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), aprendeu muito cedo o valor da hospitalidade. A homenageada desta semana da série “O que Vivi no Turismo…” cresceu observando os pais administrando duas pousadas no destino gaúcho, o que gerou nela um senso precoce sobre a importância de encantar o visitante desde o primeiro contato para criar experiências indeléveis.

Em depoimento à série desenvolvida pelo Brasilturis Jornal, Marta se emociona ao lembrar desses momentos em família. “Foi por meio deles que fui aprendendo a ser receptiva e a amar Gramado intensamente. Desde sempre eu sonhei em trabalhar para o meu destino”, declara. Formada em Relações Públicas em São Leopoldo, Marta retornou a Gramado e ingressou na hotelaria. Foi nesta área que conheceu Silvia Zorzanello (in memoriam), profissional que atuava como gerente geral do hotel Serrano e se tornaria sua amiga, sócia e importante referência por longos anos.

Aliando o conhecimento técnico, o perfil comunicativo, paixão pela cidade e as oportunidades que surgiam, ela atualizou a meta estipulada na infância com planos mais ousados. Muito mais do que praticar a arte do bem receber, Marta ajudou a transformar o potencial que enxergou na Gramado que tanto ama em uma realidade para viajantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Tornou-se referência nacional e exemplo de líder que combina responsabilidade e emoção para trazer resultados concretos.

A executiva também se destaca no segmento de eventos, inicialmente com a criação de uma empresa de assessoria e consultoria em sociedade com Sílvia, que culminou na estreia de uma das principais feiras realizadas em território nacional. Em 1989, as parceiras criaram a Festuris que, durante cinco edições, teve foco em promover o turismo gaúcho para compradores de todo o Brasil. Depois ampliou o escopo e chega à 32ª edição neste ano, consolidando seu legado na promoção de encontros de negócios.

Ela define sua trajetória como “uma escalada de sucesso com muitos momentos difíceis”. Especialmente há 11 anos, com a partida de Silvia. Além da dor pela perda, ela precisava atender ao pedido da amiga de inserir os filhos das duas na empresa. “Eu tinha a responsabilidade de preparar dois jovens talentosos, mas sem experiência na atividade, para atuar em uma empresa consolidada e ocorreu o choque de gerações”, relata. Tudo mudou quando Marta ouviu o conselho de um consultor que a orientou a descer alguns degraus para subi-los, novamente, junto com eles. “Isso me transformou em uma pessoa mais humilde e fez com que a empresa deslanchasse”, diz.

As transformações promovidas por Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello foram bem sucedidas e novos eventos foram criados por meio da atuação deles. “É no sofrimento que temos nossas grandes lições de vida. Poderia não ter acontecido dessa forma, mas comigo foi assim. Hoje eu tenho uma empresa sólida, com vários eventos e o conhecimento que Marcus e Eduardo trouxeram”, finaliza.

Quatro décadas de história

Neste ano, o Brasilturis Jornal, publicação pertencente à Editora Via desde 2016, comemora seu 40º aniversário. Para celebrar a data, homenageia 40 profissionais, com mais de 40 anos de atividades em Turismo, divulgando suas histórias, experiências, dificuldades e conquistas. A cada semana um novo episódio, todos disponíveis na Web TV do portal Brasilturis.

Confira o novo episódio da série:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui