Medellín realiza encontro inédito com trade em São Paulo

Moisés Vitola Fadul, executivo de promoção do Turismo de Medellín

         Por Mayra Salsa

Queremos mostrar a volta por cima que Medellín deu sobre o passado, e apresentar aos visitantes a cidade de hoje. Quem for irá se surpreender.  É o que diz Moisés Vitola Fadul, executivo de promoção do Turismo de Medellín, durante o encontro inédito que aconteceu nesta quinta-feira (15), onde reuniu 50 agências e operadoras no hotel Ca’d’Oro, em São Paulo. Até então o destino era divulgado através da Colômbia e uma promoção foi realizada durante as paralimpíadas de 2016.

Lembrada fortemente no Brasil e por muitos países do mundo por causa da série Narcos, que conta a história de uma forma real e fictícia do traficante Pablo Escobar, hoje a cidade colombiana vive uma outra realidade, completamente transformada. “Passamos por uma metamorfose física e social”, avalia Moisés Vitola Fadul, executivo de promoção do Turismo de Medellín.

O crescimento exponencial do turismo é registrado a cada ano. Em 2016, 8.963 turistas brasileiros visitaram Medellín, o que representa um  crescimento de 6,6% em relação a 2015. “ Brasil é o mercado que mais tem crescido. Cultura e compras são fortes para nós e o que os brasileiros sempre buscam”, disse Fadul.

Próximos passos

Segundo Moisés Fadul, as próximas iniciativas do destino no Brasil é participar mais de feiras locais, como WTM 2018, ABAV e se aproximar cada vez mais da Braztoa, para promover Medellín em diferentes cidades e regiões, a exemplo do Nordeste.

A Avianca realiza 25 frequências semanais incluindo, partindo de São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro até Bogotá. A partir desta sexta-feira (15) haverá uma frequência de Salvador até a capital colombiana.

Em expansão

O turismo MICE também se fortalece em Medellín. A cidade perde apenas para Bogotá em termos de captação de eventos a serem realizados na  Colômbia. A cidade cresceu 320% nos últimos dez anos neste mercado turístico, segundo o Convention Bureau de Medellín. Em 2010, foram 25 eventos captados; ano passado 87. Em 2017 são 92 já captados.

No ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções, Medellín cresceu 320% nos últimos nove anos neste mercado turístico. “Entre 2007 e 2016, avançamos 146 posições. O turismo de negócios é uma de nossas apostas nos últimos anos e temos tido resultados muito favoráveis”, disse Ana María Cano Perez, executiva de promoção do Turismo de Medellín.

O crescimento do setor também se dá com a chegada de novas redes de hotéis. Segundo Ana María Cano Perez, executiva de promoção do Turismo de Medellín, serão inaugurados mais 1.800 leitos entre 2017 e 2018.

Deixe uma resposta