Melhor idade movimenta o turismo em Balneário Camboriú

Por: Carolina Maia

Balneário Camboriú se tornou uma das cidades mais procuradas pelos idosos em Santa Catarina. Passada a temporada de verão, o município recebe, em média, 500 mil visitantes entre março e maio, sendo que 30,3% são idosos entre 51 a 65 anos, de acordo com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município. Com o lançamento do Programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, a expectativa é garantir uma ocupação entre 70% e 80% na baixa temporada.

Nos primeiros 20 dias de operação do programa, mais de 136 mil pessoas visitaram o site, com uma média de 8.258 acessos por dia. O objetivo do Viaja Mais é movimentar o mercado brasileiro de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa dá oportunidades de viagem a um público cada vez maior. Com isso, ganha a rede hoteleira, os restaurantes e a própria cidade, que terá uma movimentação econômica maior em períodos de baixa temporada”, explica o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Entre os pacotes em oferta para Santa Catarina, a maioria é para Balneário Camboriú, mas há também opções para Florianópolis, Ilha do Papagaio e Ponta dos Ganchos. Em Santa Catarina, já houve mais de 4,4 mil acessos ao site. “Além da opção de praia, o estado ainda tem diversas estâncias hidrominerais que normalmente atraem muitos idosos”, argumenta.

O secretário Vinícius Lummertz afirma que a possibilidade de parcelar a viagem em até 48 vezes com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica atrai o público com mais de 60 anos, aposentados e pensionistas e pode gerar um ganho para o turismo no estado.

De acordo com o secretário de Turismo do estado, Ademar Schneider, Balneário Camboriú apresenta atrativos naturais de fácil acesso, como praia na região central da cidade e localização privilegiada para o turismo religioso, com as proximidades das cidades de Brusque, onde fica o Vale do Azambuja e Nova Trento, Santuário da Madre Paulina.

Na primeira edição do Viaja Mais Melhor Idade (2007 a 2010) foram vendidos 599 mil pacotes de viagem.

CM

Deixe uma resposta