Mercados de Natal de Stuttgart garantem espetáculo

Mercado natalinos de Ludwigsburg, em Stuttgart

Todo mês de dezembro, a Alemanha celebra a data mais importante do calendário cristão. Nesse período, o país europeu contabiliza, de norte a sul, mais de 150 mercados natalinos. Por onde quer que se caminhe, o que se vê, em comum, é uma cuidadosa iluminação especial em ruas e praças, destacando as inúmeras bancas de artesanato, pão caseiro de gengibre, vinho quente e, ao redor, neve. Muita neve.  Entretanto, as tradições locais imprimem peculiaridade em cada região.

Em dias que antecedem ao Advento, a área metropolitana de Sttutgart, por exemplo, ganha um brilho cintilante todo especial com seus nostálgicos mercados natalinos. Com início em 23 de novembro e encerramento em 23 de dezembro, é um dos mais belos e antigos do Velho Continente, reunindo cerca de 290 barracas que repetem, anualmente, uma tradição que perdura há mais de 300 anos pelas calçadas de Schiller Square, Königsbau e da Igreja Colegiada. Anjos, personagens da Natividade, presépio e receitas típicas da região caracterizam a festa, que tem no pão de frutas (com massa doce e escura) uma genuína iguaria suábia. Aberto das 10h às 21h, conta com concertos diários de músicas que remetem à festa.

Outro highlight da região é o Mercado Medieval de Esslingen, que acontece entre 22 de novembro e 22 de dezembro. Para reproduzir a tradição, os comerciantes recorrem a trajes típicos para venderem suas mercadorias, exatamente como ocorria na Idade Média. Tintureiros, ferreiros, sopradores de vidro demonstram suas habilidades artesanais, assim como os malabaristas em pernas de pau, comedores de fogo e outros menestréis, que divertem os visitantes que passeiam pelas 180 barracas tipicamente decoradas. Outras atrações do período são a procissão de tochas até o castelo e o concerto de música medieval na Catedral de São Paulo. Tudo em um cenário repleto de encantadoras casas em estilo enxaimel distribuídas em românticas travessas. Para ter uma ideia da importância de Esslingen, pesquisa realizada em 2008 com 1.300 mercados em países de língua alemã indicou que essa cidade liderou o ranking entre os mais populares e prestigiados, ultrapassando até mesmo os de Nurembergue, Viena e Salzburgo. O mercado abre diariamente, das 11h às 20h30.

Ao percorrer a região, não deixe de conhecer o mercado barroco de Ludwigsburg, entre 22 de novembro a 22 de dezembro. São mais de 175 barracas, arcos arredondados com arranjos especiais de iluminação, anjos e árvores. Para crianças, a data se torna ainda mais especial com apresentações diárias de espetáculos de marionetes e palhaços. Funciona diariamente, entre 11h e 21h.

Deixe uma resposta