Mercedes Concept Style Coupé

Por: Marcelo Alexandre

O novo cupê de quatro portas rompe com o desenho comportado da marca, e traz um estilo provocador e robusto. Os destaques incluem o design dos faróis, com indicadores de direção inovadores, o novo motor turbo a gasolina de quatro cilindros com 211 cavalos e o sistema 4MATIC de tração integral.

Quase em condições de entrar em produção, o Concept Style Coupé estabelece uma nova referência para o design de vanguarda no segmento executivo.

O Mercedes-Benz Concept Style Coupé  tem dimensões generosas com comprimento de 4,63m, largurade 1,89m e altura de 1,3m.

Suas proporções esportivas impressionam e dão a este cupê de quatro portas uma aparência inconfundível. Entre suas características está a forma como o capô se posiciona, com suas saliências no conjunto dianteiro, assim como a grade em forma de diamante, que segue as tendências de design estabelecidas pelo Concept A-Class. A pintura do carro é em Alubeam, uma cor que ajuda a reforçar suas linhas.

Segundo a fábrica, os novos faróis do Concept Style Coupé lembram os olhos de um predador. Em modo standby, eles brilham em vermelho. Outro detalhe especial são os indicadores de direção: pontos de luz individuais se acendem em sucessão.

mercedesTrês linhas dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as aletas flui na direção da traseira em uma linha declinante. Outra linha, mais sinuosa, alarga os ombros sobre o eixo traseiro, enquanto uma terceira estende-se em uma curva ascendente das rodas dianteiras até a parte de trás. Juntas, essas linhas dão mais profundidade ao perfil lateral.

O design ondulado dos espelhos externos é possível apenas em um carro conceito. O mesmo acontece com as rodas de 20 polegadas, com desenho de turbina, muito esportivo. O Concept Style Coupé tem janelas laterais sem molduras e não tem a coluna central. Um teto panorâmico cria um interior luminoso.

As linhas do cupê são reforçadas pela forma como as luzes traseiras, com seu colorido vermelho metálico, se estreitam até um ponto para o centro da traseira. Um escapamento integrado com duas saídas dá mais largura à traseira. Um estreito difusor traseiro também utiliza o padrão pontilhado de diamante da grade.

O interior conta com superfícies esculturadas. A estrutura do painel de instrumentos lembra uma asa aberta, com o painel com acabamento em fibra de carbono que se estende por toda a sua largura.

Destacando-se do conjunto de instrumentos ficam os dois tubos, também em fibra de carbono e com acabamento vitrificado. Quando o indicador de direção é ativado, um anel se ilumina nos tubos.

O console central vai até a parte de trás, em uma onda contínua. Embutido nele há um módulo de ventilação para os dois assentos traseiros, que também incorpora um compartimento porta-objetos.

O mundo da moda inspirou a combinação de cores cinza claro e antracita. Um toque esportivo é acrescentado pelas costuras e detalhes verdes, que aparecem no painel de instrumentos, no volante, assentos e painéis centrais das portas, entre outros lugares.mercedes

Não houve restrições ao uso do couro: o painel de instrumentos é forrado em nobuk branco, criando um contraste com o Alcantara antracita usado em sua parte superior. Camurça é usada no volante esportivo para prover uma aderência melhor. Todos os detalhes cromados e painéis de controle apresentam pela primeira vez acabamento preto anodizado, como acontece nos cronógrafos Sports Edition topo de linha com edição limitada. As superfícies ao redor do painel de controle HMI trazem o alumínio anodizado em preto.

Os quatro assentos individuais com apoios de cabeça integrados já são conhecidos pela versão esportiva do novo Classe A. Um inserto com revestimento iluminado na parte superior dos bancos ajuda na luminosidade ambiente.

O design das aberturas de ventilação no painel é inspirado nos motores a jato. Como no Concept A-Class, eles são iluminados por trás e mudam de cor conforme a temperatura escolhida pelos ocupantes do carro no sistema de controle de climatização. Quando o ar que entra no carro é frio, eles são azuis, mas quando o fluxo de ar é quente, a luz torna-se vermelha. Em temperaturas medianas, as aberturas de ventilação são iluminadas em amarelo fluorescente.

Por meio do sistema COMAND Online os ocupantes do Concept Style Coupé ficam sempre conectados e podem manter seu estilo de vida digital o tempo todo.

A Mercedes-Benz está convencida de que o futuro está na computação via nuvem. O software usado nos aplicativos do COMAND Online não fica armazenado no veículo, mas roda por meio do Daimler Vehicle Backend. A vantagem é que o sistema pode ser atualizado com novos aplicativos “over-the-air” (OTA) por uma conexão de telefone celular, sem necessidade de levar o carro à oficina. Desta maneira, o software está sempre atualizado, independentemente dos ciclos de desenvolvimento tanto dos veículos como dos dispositivos eletrônicos dos consumidores.

mercedesDinâmica esportiva de condução é a marca do motor do Concept Style Coupé. A força nas rodas é fornecida pelo motor de dois litros de nova geração com 211 cavalos, combinado com o eficiente sistema 4MATIC de tração integral e a transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT com sete marchas.

Entre os pontos de destaque do motor de quatro cilindros estão o sistema de injeção direta com turbocompressor, e a utilização de injetores de ação rápida, e ignição multifaíscas.

Para conferir o vídeo do Mercedes-Benz Concept Style Coupé, acesse o link: https://youtu.be/Mi4YGx4wG48

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui