Miami, Madri e até Juiz de Fora: Clovis Casemiro, da IGLTA, apresenta destinos e eventos LGBT na Aviesp

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Clovis Casemiro, da IGLTA, em palestra na Aviesp

Clovis Casemiro, coordenador da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association) no Brasil, foi um dos palestrantes da Arena Brasilturis nesta sexta-feira (13), segundo dia de Aviesp, em Campinas (SP). Casemiro falou sobre destinos e eventos que atraem o público LGBT para uma platéia de agentes de viagens do interior paulista.

Ele começou falando sobre fatos e lendas relacionados aos LGBT, como o fato de serem considerados ricos, famosos, chiques, cultos, sem filhos. “Não é bem assim. Hoje, casais gays LGBT podem adotar filhos. Tony Warner, financeiro da IGLTA, por exemplo, contratou uma barriga de aluguel com seu companheiro e eles foram surpreendidos com trigêmeos, são uma grande família. Isso traz uma nova realidade. Hotéis e resorts precisam saber lidar com famílias gays com filhos”, afirmou.

Ele diz que o agente de viagem precisa dar oportunidade de o cliente se expressar, dizer o que gosta, para onde quer viajar. “Estar à vontade para uma conversa é fundamental.”

Em seguida, ele apresentou cases de destinos que têm investido no público LGBT e apresentou campanhas promocionais voltadas ao segmento. Os exemplos foram Buenos Aires (Argentina) e Fort Lauderdale (EUA) – famosa por incluir os transexuais e realizar campanhas específicas, além de já ter atraído dois congressos sobre o tema.

Eventos específicos também costumam agitar a comunidade LGBT. É o caso do Miss Brasil Gay, realizado em Juiz de Fora (MG), que chega a receber de 5.000 a 8.000 pessoas a cada edição, ocupando toda a rede hoteleira da região. Para 2018, segundo Casemiro, são esperadas 10 mil pessoas para o evento, que emenda com a parada LGBT da cidade.

As paradas LGBT, aliás, são excelentes para o turismo das cidades. Em Madri (Espanha), são movimentados 250 milhões de euros. Em São Paulo, que abriga a maior parada LGBT do mundo, o evento acontece no fim de semana do feriado de Corpus Christi. “Escolhemos essa data porque a cidade ficava vazia, muitos viajavam. Hoje, os hotéis faturam muito com a parada”, disse. Ele também citou as paradas LGBT de Miami e Nova York, que fez um vídeo promocional para convidar o público para o evento de 2019, quando se comemora o aniversário de 50 anos de Stonewall, um marco do início da luta pelos direitos LGBT.

Os esportes também movimentam o segmento do turismo LGBT. Alguns exemplos são a European Gay Ski Week, Gay Ski Aspen e Gay Games.

Segundo Casemiro, os debates sobre turismo LGBT estão evoluindo para além de viagens de casamento e lua de mel e começa-se a pensar o segmento também em MICE.

Por fim, ele convidou os agentes de viagens para participar da Convenção Global da IGLTA, no Canadá, em maio, e da 2ª edição do Fórum de Turismo LGBT, a ser realizado pela ViaG (a única revista especializada em turismo LGBT, com 10 anos de mercado e publicada pela Editora Via, a mesma do Brasilturis), em São Paulo, no dia 5 de junho.

 

 

 

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