Microsoft prepara uma alternativa ao HTTP

    0

    Por: Marcio Humberto

    Com as grandes mudanças que sofreu a Internet nas últimas décadas, a velocidade tornou-se um fator muito importante quando se navega ou utiliza serviços web. Há alguns anos o Google apresentou sua alternativa ao protocolo HTTP, conhecido como SPDY, e com a missão de realizar conexões duas vezes mais rápidas. Mas a Microsoft deseja ser superada e anunciou sua própria proposta.

    Sob o nome HTTP Speed+Mobility, a companhia reuniu uma série de otimizações ao protocolo que utiliza os servidores web e os navegadores para comunicarem-se entre si. E enquanto utiliza parte da base do próprio SPDY, a gigante de Redmond também assegura que aproveita os benefícios do WebSocket e, acima de tudo, faz uma ênfase especial nas plataformas móveis.

    Segundo seus desenvolvedores, com a crescente adoção das aplicações para smartphones e tablets, já não basta apenas otimizar o navegador, algo que consideram como o ponto fraco da especificação do Google. Mas um dos seus criadores, Mike Belshe, manifestou sua defesa, assegurando que já o utiliza em sua nova startup que desenvolve aplicativos para móveis.

    O anúncio chega apenas para as reuniões da Internet Engineering Task Force (IETF) que acontece esta semana com o objetivo de dar forma ao que seria o HTTP 2.0. Ao mesmo tempo, o SPDY já está sendo adotado em serviços como Twitter e navegadores como Chrome ou Firefox. Sem dúvida será um longo debate, mas é positivo que existam alternativas para se alcançar um protocolo bastante robusto e adaptado aos tempos atuais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here