Nesta quinta-feira (3), o Ministério do Turismo divulgou que qualificou um número recorde de profissionais em 2021, alcançando um montante de 34.864 estudantes nos 94 cursos gratuitos promovidos pela “Política Nacional de Qualificação do Turismo“. O número foi quase cinco vezes maior que o ano anterior, com 7.126 alunos.

Além dos cursos oferecidos, também foram realizadas colaborações com instituições de ensino em todo o país para oferecer os cursos. A parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), por exemplo, foi responsável pela qualificação de mais de 27 mil estudantes, além de abrir vagas para guias de turismo regionais do Cadastur.

Por fim, a pasta reforça a oferta de novas formações voltadas ao atendimento de turistas com deficiências, em cursos como Libras para Atendimento ao Público, realizado em conjunto com o Acelibras e o Instituto de Educação de Rondônia. Segundo o MTur, houve uma demanda maior que o esperado, abrindo duas edições que instruíram 534 profissionais.

O mesmo aconteceu com o curso de Capacitação Básica e Autismo e Inclusão, em parceria com a Incluir Treinamentos, que também encontra em sua segunda edição.