Ministério reforça intenção de lançar Plano Nacional de Turismo em abril

Por: Roberto Maia

O Plano Nacional do Turismo 2013-2016 deverá ser lançado dentro das comemorações dos dez anos do Ministério do Turismo, em abril. O anúncio foi feito hoje pelo secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, em São Paulo, na cerimônia de abertura do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel).

 

O plano define o planejamento e as estratégias de ação da pasta para os próximos anos, incluindo projetos relacionados à preparação para os grandes eventos internacionais. Sob a orientação das diretrizes do PNT serão lançados também dois programas que passaram por ampla reestruturação: o Programa de Regionalização do Turismo e o Viaja Mais Melhor Idade.

 

No evento, o secretário do MTur defendeu a importância do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) para aumentar a competitividade do turismo nacional e como ferramenta para a organização do segmento com “qualidade”. Lummertz pediu ainda a colaboração do empresariado na implantação do sistema informatizado de registro de hóspedes, que está em fase de execução.

 

Desoneração foi uma das palavras mais usadas pelos oradores na abertura do Conotel. O vice-presidente da República, Michel Temer, em vídeo-mensagem, ressaltou a atuação do ministro do Turismo, Gastão Vieira, em defesa da inclusão da hotelaria no pacote de redução da carga tributária para setores da economia.

 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, considerou a desoneração do setor uma grande conquista alcançada com apoio do MTur. “O ministro Gastão chegou ao ministério em meio a uma turbulência, mas sempre manteve porta aberta para o setor. Fez um rearranjo, se empenhou e conseguiu avançar”, disse  Fermi, acrescentando que os desafios agora são a qualificação e a flexibilização das leis trabalhista para atender a sazonalidade  do turismo.

 

Como reconhecimento do trabalho desenvolvido no comando do Turismo, o ministro Gastão Vieira e a equipe da pasta receberam uma placa de homenagem das principais lideranças da hotelaria.

 

O Conotel é realizado até amanhã, dia 27, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

 

RM

Deixe uma resposta