Ministro do Turismo participa da abertura do 10º Festival de Turismo das Cataratas

Por: Caio Salles

O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou da cerimônia de abertura do 10º Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), na noite de ontem, dia 17. O encontro segue até sexta-feira, dia 19, e deve reunir mais de cinco mil profissionais ligados ao setor que buscam investir em negócios para fortalecer do turismo na região paranaense.

 

Em seu discurso, Alves reforçou o potencial turístico da cidade e exaltou as belezas do destino, como as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade; e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. “Pude conhecer exemplos bem-sucedidos de como nossos atrativos naturais podem transformar-se em geração de emprego”.

 

Alves ressaltou que o Brasil ocupa a primeira posição em recursos naturais entre 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial, e que é preciso tirar proveito, de maneira sustentável, desta vocação, “para que ela se transforme em vantagem competitiva e movimente a economia”. Segundo ele, a proposta é somar esforços com os países da tríplice fronteira (Argentina e Paraguai) de modo a agregar novas experiências ao turista. “Vou investir nas áreas especiais de interesses turísticos em Foz do Iguaçu e nas demais cidades com potencial no meio ambiente,” disse Alves. A ideia é flexibilizar os tributos, facilitar o processo de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia em áreas específicas, de modo a criar condições atraentes aos investidores.

 

Além de destacar os atrativos turísticos do destino Iguaçu, ele assumiu o compromisso de defender junto ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a manutenção da cota de compras no exterior em US$ 300 nas fronteiras terrestres, fluviais e lacustres. “Vou tentar convencê-lo da importância do turismo para geração de emprego e renda”, completou.

 

Foz do Iguaçu é uma das dez cidades brasileiras com o melhor nível de desenvolvimento turístico, de acordo com estudo de competitividade do Ministério do Turismo. De acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a interação com países vizinhos “gera a oportunidade de desenvolver ainda mais o turismo brasileiro em nível internacional”.

 

Na oportunidade, foram lançados dois vídeos de promoção internacional dos destinos Iguaçu e do estado do Paraná, um deles apresentado pela Secretaria de Turismo do Paraná. Estavam presentes na abertura a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo; o diretor geral da hidrelétrica de Itaipu, Jorse Samek; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Antonio Azevedo e o presidente da Federação Nacional de Turismo, Michel Tuma.

 

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo e Paraná Turismo e patrocínio da Itaipu Binacional, Sebrae Nacional, Fecomércio Paraná e Fundo Iguaçu.

 

 

 

CS

Deixe uma resposta