Ministro do Turismo abrirá Congresso do Festuris falando sobre soluções para a crise

Henrique Alves falará sobre “Os desafios da nova conjuntura econômica: onde estamos, para onde vamos” 

 

O Festival de Turismo de Gramado (Festuris) 2015 é uma oportunidade ímpar para ampliação de networking, know how pessoal, prospecção e fechamento de negócios. O evento inicia no dia 5 de novembro quando ocorre a Solenidade de Abertura às 20 horas no Palácio dos Festivais.

No dia 6, pela manhã, às 8h15, inicia-se o Congresso Técnico, também no Palácio dos Festivais. Autoridades, empresários e profissionais do setor turístico vão abordar temas importantes relacionados ao setor. O mote central do Congresso neste ano é “De Olho no Mercado – Superando as crises e desenvolvendo novos modelos de negócios”, uma abordagem oportuna que coloca em pauta o momento de instabilidade econômica que o país atravessa.  
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abre o Congresso falando sobre “Os desafios da nova conjuntura econômica: onde estamos, para onde vamos”.

Em sua apresentação, o ministro deverá abordar algumas ações que vem realizando frente ao Ministério do Turismo para aquecer o setor.  Em mensagem enviada ao Festuris, Alves destaca que o turismo no Brasil vem crescendo: “ultrapassamos pela primeira vez a marca dos 6 milhões de turistas internacionais. Somente no ano passado, recebemos 6,4 milhões de visitantes estrangeiros e foram realizadas mais de 206 milhões de viagens domésticas. O setor representa 9,6% do PIB, contribui com mais de 3 milhões de empregos e é o quinto item da pauta de exportações do país”, enumera. 

Sobre as medidas que estão sendo adotadas para fortalecer o setor, o ministro conta que trabalha na criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, com condições propícias para o investidor, benefícios econômicos, tributários e facilidades no processo de licenciamento, além da isenção excepcional de vistos para turistas norte-americanos, principalmente visando a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.

O moderador do painel de abertura será o presidente da Abav-RS, João Augusto de Godoy Chagas Machado. O presidente da GJP, Guilherme Paulus, fará a abordagem empresarial e os perguntadores serão o diretor da Brasilturis, Horácio Neves, o presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta e o vice-presidente da Mercado e Eventos, Roy Taylor.

Boa notícia

Na última quinta-feira (1), a Câmara dos Deputados em Brasília aprovou o Projeto de Lei que permite a dispensa de visto para estrangeiros que visitem o Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Para passar a valer o texto, ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal e receber a sanção da presidente Dilma Rousseff.

 

FA

Deixe uma resposta