Monte Verde e os atrativos do frio

Por: Antonio Euryco

Aquele friozinho gostoso e cheio de atrativos já chegou à Monte Verde, divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo e apontada pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – como a localidade mais fria do território brasileiro.  A temperatura registrada de 5,7 graus mostram que a geada e frio estão presentes mais cedo, prometendo uma excelente temporada de inverno.

 

Distrito da cidade mineira  de Camanducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com a preservação ecológica e os esportes de aventura. Conta com infra-estrutura hoteleira em boa capacidade – 2,5 mil leitos – e se torna um dos destinos mais procurados no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°.

 

A gastronomia é outro ponto de destaque, com restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como foundue, um centro comercial movimentado com produtos regionais e artesanato, mais as  atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, e cavalgadas.

 

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte.

 

Criada há oito anos, a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde reúne estabelecimentos com serviços de excelência garantida e que são avalizados pelo selo de qualidade “Plátano de Ouro”. Com sede ao lado do portal de entrada de Monte Verde, conta com equipe de profissionais capacitados para atender aos turistas  nas informações sobre hospedagens e dicas de lazer.

 

A AHPMV, presidida por Gustavo Arrais,  publica também a revista Divirta-se em Monte Verde, guia turístico gratuito que pode ser retirado na sede da associação, nos estabelecimentos associados ou no site www.monteverde.org.br.

 

AE

Deixe uma resposta