Motores V6 da Chevrolet na Indy São Paulo

Por: Jorge Augusto

O próximo compromisso dos motores V6 produzidos pela Chevrolet para a IZOD IndyCar Series é a São Paulo Indy 300, corrida que será disputada nas ruas de São Paulo, em um circuito de 4,06 quilômetros. Será a primeira aparição no Brasil do motor Chevrolet V6 de 2,2 litros, twin-turbo, com injeção direta e que é alimentado por etanol E85. Depois de viajar mais de 8 mil quilômetros, as equipes da Chevrolet e os pilotos terão que enfrentar um circuito que apresenta um conjunto de circunstâncias diferente de todos os outros.

 

“Cada circuito da IZOD IndyCar Series representa novos desafios para as equipes que utilizam os motores V6 da Chevrolet”, afirma Chris Berube, gerente da Chevrolet Racing para a IndyCar Series. “A corrida deste final de semana, nas ruas de São Paulo, não será uma exceção. Além das diversas mudanças na superfície do circuito, o circuito do Anhembi tem a característica de ser o mais elevado de todo o calendário da Indy, ficando a mais de 800 metros acima do nível do mar. Como consequência disso, nossos engenheiros enfrentam uma nova dinâmica no acerto dos turbos e também no sistema de refrigeração dos motores”.

 

Além do nível de expectativa em torno da corrida de São Paulo, trata-se da primeira exposição do motor Chevrolet para o segundo maior mercado da marca no mundo – o primeiro são os Estados Unidos.

 

Will Power, vencedor de duas corridas nesta temporada com a equipe Penske Chevrolet (provas de Barber Motorsports Park e Long Beach), vai para ruas de São Paulo invicto no circuito. Ele é o único vencedor na história de dois anos do evento, conquistando a vitória no ano passado a partir da pole position. Entretanto, a viagem para o Brasil é especial para quatro pilotos da IZOD IndyCar Series:

 

Helio Castroneves, vencedor da corrida de abertura da temporada 2012, em St. Petersburg, também pela equipe Penske Chevrolet, tem sido um favorito dos fãs desde que a corrida passou a ser disputada nas ruas de São Paulo, em 2010.

 

O piloto Rubens Barrichello, que faz sua temporada de estréia na IndyCar Series fará sua primeira corrida nas ruas de sua cidade natal, ao volante de seu KV Racing Technology/Chevrolet.

 

Tony Kanaan é outro favorito dos fãs da KV Racing Techonology/Chevrolet, fará sua terceira prova na etapa brasileira da IndyCar Series.

 

Fazendo sua estréia na temporada 2012 da IZOD Indycar Series, Ana Bratriz Figueiredo, natural de Itabira, Minas Gerais, vai competir com um carro da Andretti/Chevrolet. A São Paulo Indy 300 tem largada programada para domingo, dia 29 de abril, as 12:30hs.

Deixe uma resposta