Movida intensifica trabalho sustentável com projeto de reflorestamento

Junto com a Ong Black Jaguar, a Movida finalizou a primeira fase do plantio de 1 milhão de mudas no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia

Movida

A Movida Aluguel de Carros concluiu a primeira fase do plantio de 1 milhão de mudas no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, um dos maiores do Brasil. Com uma área de 10,8 milhões de hectares, com 2,6 mil quilômetros de comprimento e 40 quilômetros de largura, a região conecta dois dos mais importantes ecossistemas do mundo: a floresta Amazônica e o Cerrado, passando por 112 municípios de 6 estados (GO, MT, MS, PA, TO e MA).

Em parceria com a ONG Black Jaguar Foundation, a Movida iniciou o plantio no local em 2019, sendo que já foram cultivados 98 mil mudas na estação chuvosa, entre outubro de 2019 e março de 2021. O plano é alcançar o compromisso de 1 milhão de mudas até o final 2022, que resultará no sequestro de 146.000 toneladas de CO2eq da atmosfera no decorrer dos próximos 26 anos e contribuirá com um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo.

Para Lívia Friseira, responsável pela área de sustentabilidade da Movida, o capitalismo consciente e o protagonismo do setor privado são peças-chave da transição para uma economia de baixo carbono. “Participamos ativamente do esforço global para a estabilização da concentração das emissões de gases de efeito estufa (GEE), investindo fortemente em sustentabilidade, para ser cada vez mais uma empresa melhor para o mundo”, comenta.

A Movida privilegia projetos de reflorestamento de áreas degradadas, pois eles realmente sequestram o carbono, diferente de outras ações, como os créditos de carbono, que estão, em sua maioria, focados na redução de emissão de processos já existentes. Além disso, os plantios funcionam não apenas como instrumento para neutralização das emissões, mas proporcionam impacto positivo, uma vez que promovem diversos outros benefícios para a fauna e a flora, além de contribuem com as comunidades locais através da geração emprego e renda.

Para conferir mais de perto o plantio no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, acesse o vídeo neste link. O ator e apresentador Cássio Reis foi até o interior do Pará para verificar e registrar o trabalho realizado diretamente no campo.

Deixe uma resposta