Fecomércio: Carnaval do Rio de Janeiro deverá movimentar R$ 3,5 bilhões

Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o turismo interno fluminense movimentará cerca de R$ 3,5 bilhões durante o carnaval, levando em conta todos os gastos dos viajantes. De acordo com o levantamento, no total, 26,2% da população adulta do estado viajará no feriado, totalizando um fluxo de cerca de 3,3 milhões de moradores de todo o Rio de Janeiro.

O turismo interno se destacou no levantamento, sendo responsável pelo fluxo de 18,2% da população maior de 18 anos residente no estado. Isso significa o deslocamento de 2,3 milhões de pessoas dentro do Rio de Janeiro. Otávio Leite, secretário de estado de Turismo, afirma que é bom observar o reaquecimento da atividade turística no estado.

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“A pesquisa revela a importância do carnaval como um período de diversão e/ou descanso para uma população que circula e consome serviços neste período. Esse é um fértil movimento que faz girar a roda da economia, gerando renda de forma espalhada e empregos, mesmo que sazonalmente. A ideia é trabalhar para que mais pessoas circulem e visitem o Rio de Janeiro”, destaca o secretário.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises com mais de 500 pessoas entre os dias 21 e 25 de fevereiro, 45% afirma que planejaram sua viagem utilizando aplicativos para realizarem reservas de hospedagem, compras de passagens, alugue de carros, entre outros serviços.

Além disso, o transporte terrestre foi o principal meio mencionado pelos entrevistados para chegar a seu destino, sendo 59,5% de carro e 19,8% de ônibus. Para a rodoviária do Rio de Janeiro, a expectativa é atender a 540 mil viajantes durante o feriado. Já o transporte aéreo fi citado por 15,3% dos participantes.

Em relação ao meio de hospedagem, a maioria afirmou que ficará em hotéis, pousadas ou albergues, respondendo a 35,9% dos entrevistados, seguido por 35,1% que afirmaram que ficarão em casa ou apartamentos de familiares.

Ao mesmo tempo, 9,9% disse que vai aproveitar a festividade para ficar em imóveis alugados por temporada, deixando acampamentos com apenas 3,8% das citações. Somente a Airbnb registrou 228 mil reservas durante o Carnaval, número este que deve ser ainda maior por conta dos viajantes que realizam reservas de última hora.

A análise também abordou com seus entrevistados os critérios de escolha dos destinos. Cerca de 66,4% do público afirmou que sua escolha está associada a questões financeiras. Já no âmbito de influência interna, 62,6% responderam que escolheram destinos baseados em dicas de amigos ou parentes.

As redes sociais também são responsável por uma parcela de 26,7% das menções, seguida por aqueles que disseram não terem sofrido nenhuma influência. Já aqueles que afirmaram que se sentiram incentivados a visitarem o destino porque viram o lugar em filmes ou programas de TV respondem a uma parcela de 11,5% e 10,7%, respectivamente.

Outros critérios de escolha foi a presença de familiares e conhecidos, respondido por 22,8% dos entrevistados. Fugir da folia e aproveitar os dias para descansar foi a opção de 15,7%, seguido por aqueles que afirmaram que escolheram o lugar pela beleza local (14,2%), curiosidade ou conhecer a região (12,6%) e tranquilidade local (11,8%). Somente 11% responderam que decidiram para onde vai por conta das festividades que ocorrerão no local, enquanto 9,4% disseram que possuem imóvel no destinos.

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