MSC Foundation lança campanha de proteção aos corais

A #SuperCoralPlay prevê o aumento da conscientização de ações importantes para preservação dessa espécie em todo o mundo

0
MSC Foundation
MSC Foundation

A MSC Foundation inicia o movimento #SuperCoralPlay, uma campanha para aumentar a conscientização sobre a necessidade de tomar medidas para proteger e preservar os recifes de corais. Os recifes de corais estão entre os ecossistemas mais diversos do mundo e abrigam mais de 25% das espécies marinhas. Eles servem como recurso alimentar para meio bilhão de pessoas e protegem as comunidades litorâneas de tempestades e erosões.

De acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), estima-se que os gastos relacionados à manutenção do ecossistema gerem US$ 6 bilhões em impacto econômico nos cinco municípios do sul da Flórida, estado americano onde estão  84% dos recifes de corais dos EUA.

O Grupo MSC recentemente transformou um antigo local de extração de areia nas Bahamas em uma ilha privativa com uma reserva marinha, a Ocean Cay MSC Marine Reserve, que é operada pela MSC Cruzeiros.  A MSC Foundation, trabalhando em colaboração com uma equipe de cientistas e especialistas em meio ambiente, estão identificando espécies resistentes de coral, os chamados super corais. Eles  sobreviveram aos recentes eventos de extremo aquecimento oceânico e outros impactos nas águas próximas à ilha. Ao estudar e proteger esses tipos de espécies de corais, considera-se possível restaurar os recifes, aumentando sua tolerância a futuras mudanças ambientais.

Matthew McKinnon, Advisory Board Chair da MSC Foundation, disse que o longo dos anos, onde hoje é a recém-criada reserva marinha protegida na Ocean Cay, mais da metade dos corais já morreu. Da mesma forma, os tesouros ecológicos dos recifes da Flórida – o estado dos corais dos EUA – foram dizimados, prejudicando a vida marinha e deixando a grande Miami exposta”, acrescentou McKinnon. “Se agirmos agora, ainda temos a chance de ajudar os recifes, a vida marinha e os benefícios que eles oferecem às comunidades. Precisamos conter o aquecimento do oceano com mais esforços para reduzir as emissões e precisamos experimentar e investir em pesquisas e desenvolvimento do Super Coral, assim como em ciência aplicada avançada para ajudar a regenerar recifes resilientes, que é um trabalho que a MSC Foundation está desenvolvendo em cooperação com os principais parceiros internacionais e locais da Ocean Cay. ”

A campanha #SuperCoralPlay é resultado de uma parceria entre a MSC Cruzeiros, o Miami Super Bowl Host Committee (MSBHC) e 54 jogadores e influenciadores da NFL, como Larry Fitzgerald, wide receiver do Arizona Cardinals, Jarvis Landry, wide receiver do Cleveland Browns, e Mark Sanchez, radialista e quarterback aposentado da NFL.

Este projeto científico especial permitirá que alguns dos principais especialistas mundiais em biologia marinha e conservação de corais colaborem juntos. Esse esforço inclui a University of Miami Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science (UM), a Nova Southeastern University (NSU), o Perry Institute for Marine Science, a International Union for Conservation of Nature (IUCN) e o The Centre Scientifique de Monaco (CSM), entre outros parceiros.

Participação na campanha da MSC Foundation

As pessoas também podem participar da #SuperCoralPlay comprando uma pulseira Super Coral Play de edição especial feita de redes de pesca abandonadas, conhecidas como redes fantasmas, para apoiar as pesquisas na Ocean Cay e ajudar a encontrar soluções práticas para a sobrevivência dos corais para as gerações futuras. A MSC Foundation informou que, para cada pulseira da campanha comprada, um Super Coral será propagado na Ocean Cay MSC Marine Reserve, próxima ao litoral de Miami.

“Na MSC, há muito tempo nos comprometemos a continuamente reduzir e minimizar a pegada ambiental de nossas operações, também relacionada ao aquecimento dos oceanos e à saúde dos corais”, disse Rick Sasso, chairman da MSC Cruzeiros nos EUA e embaixador da MSC Foundation nas Américas.

“Nós nos comprometemos a compensar desde 1º de janeiro de 2020 todas as emissões de C02 de nossa frota global de cruzeiros que não podemos eliminar atualmente, enquanto continuamos a investir no desenvolvimento acelerado de tecnologia ambiental avançada, que eventualmente acabará nos levando a operações com zero emissões. Além disso, removemos quase 100% de todo o plástico de uso único da nossa frota desde 2019″, encerra.

Veja o vídeo da campanha da armadora:


Leia Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here