MTur: 95% dos visitantes internacionais têm intenção de voltar ao Brasil

Pesquisa revela o perfil, hábitos e percepção do visitante internacional. Estudo foi realizado ao longo de 2018 com mais de 39 mil estrangeiros

0

O Brasil registrou 6.621.376 chegadas internacionais em 2018, um crescimento de 0,5% em relação ao ano anterior (6.588.770). Além disso, outro fato positivo divulgado pelo Ministério do Turismo foi a intenção de retorno. A experiência turística brasileira superou ou atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados e 95,4% pretendem voltar ao País.

O número de turistas advindos das nacionalidades beneficiadas com o visto eletrônico – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – cresceu 15,73%. Os canadenses, aliás, foram os que mais aproveitaram a iniciativa. Houve um salto de 45,3%, seguidos dos australianos (24,7%), norte-americanos (13,3%) e japoneses (5,5%). A partir da próxima segunda-feira (17), cidadãos desses quatro países estão isentos de visto para entrar no Brasil.


LEIA MAIS:
+ MTur realiza seminário itinerante do Programa Investe Turismo no Ceará
+ MTur lança novo site de cadastramento do Prodetur + Turismo
+ MTur lança programa que deve investir R$ 200 milhões em 158 municípios

“Os resultados deste projeto piloto, iniciado há um ano, mostram que estamos no caminho certo. Temos a expectativa de que, com a isenção de visto para esses quatro países, os próximos resultados sejam ainda mais expressivos”, comemorou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.

Principais emissores

No ranking geral de principais emissores para o Brasil estão a vizinha Argentina (2.498.483), Estados Unidos (538.532) e Chile (387.470). As viagens a lazer representaram mais da metade da motivação dos turistas que vieram ao país – 58,8% -, seguidas de viagens a negócios, eventos e convenções (13,5%) e por outras motivações (27,7%), como visitas a amigos e familiares, estudos e saúde.

Entre os destinos mais procurados a lazer, o Rio de Janeiro continua na liderança, na frente de Florianópolis e Foz do Iguaçu. Em se tratando de negócios, São Paulo também manteve a primeira posição. Rio de Janeiro e Curitiba ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugares.


Leia também:
Nordeste lidera entre os destinos nacionais mais buscados para julho
Costa Cruzeiros lança caminhada cultural com roteiro Nórdico
Setur-RJ vai lançar novo plano de promoção turística; entenda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here