MTur oferece cursos gratuitos para profissionais do turismo

O curso do MTur será online e gratuito na área de atrativos naturais e culturais para guias de turismo cadastrados no Cadastur

mtur
Foto: reprodução

Nesta semana, o Ministério do Turismo (MTur) firmou acordo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para disponibilizar um curso online gratuito na área de atrativos naturais e culturais para guias de turismo cadastrados no Cadastur. As inscrições estão previstas para março.

Qualificação é a chave para o fortalecimento do turismo. Quem está na ponta e faz o turismo acontecer precisa estar bem preparado e bem qualificado para receber e informar os turistas. Por isso, seguimos trabalhando na oferta contínua de cursos gratuitos para formar profissionais capacitados e proporcionar uma experiência de qualidade aos viajantes”, pontua Wiliam França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo.

Serão dois cursos ofertados pelo MTur para cada região do país com carga horária de 200h, sendo 40 horas de aulas práticas e o restante no formato EAD (Ensino a Distância), com aulas teóricas. Os detalhes sobre o período de inscrições serão divulgados nos próximos meses. 

Desenvolvimento

Criado pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur) do MTur, o Grupo Técnico do Turismo pelas Águas vai discutir e realizar levantamentos, pesquisas e estudos relativos às modalidades de turismo náutico no país. O prazo será de 60 dias para sugerir diretrizes ao setor, que engloba os modais marítimo, fluvial e lacustre.

O objetivo é traçar um panorama geral do segmento e propor ao MTur melhorias envolvendo infraestrutura, rotas turísticas, cabotagem e a integração com o transporte rodoviário. O GT também pretende sugerir mudanças na tributação sobre equipamentos utilizados em esportes náuticos. A ação visa também, contribuir para a criação de circuitos baseados náuticos.

“Uma das metas é proporcionar segurança jurídica quanto a normativos e legislações, favorecendo investimentos privados. Empresas de todo o mundo estão interessadas nesta pauta e têm investido neste sentido. Então, sabendo os gargalos, as condições de infraestrutura e as regras que podem ser aperfeiçoadas, o Brasil tem um potencial enorme para avançar nesse setor”, declara Higor Guerra, coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur.

O Grupo Técnico reúne representantes da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur (SNAIC); da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) e da Secretaria Nacional de Infraestrutura Turística (SNINFRA), entre outros. Durante os trabalhos, o GT poderá convidar especialistas, integrantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada para colaborar com as atividades.

Deixe uma resposta