MTur publica orientações para o Mapa do Turismo Brasileiro

0
Amanhecer em Cuiabá (MT). (Foto: Beto Garavello/Embratur)

O Ministério do Turismo já disponibilizou as orientações para a versão 2019 do Mapa do Turismo Brasileiro. O documento, aliás, pode ser acessado portal do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

Nele, estão os novos critérios, compromissos e recomendações que deverão ser observados pelos municípios que visam integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019. Além disso, ele se baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do MTur.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que o documento é o principal instrumento de convergência das ações capitaneadas em parceria com Estados e municípios. “É um modelo participativo de gestão e desenvolvimento. Ele observa características peculiares de demanda de cada cidade. Esse olhar, aliás, permite que cada destino lapide suas vocações para o setor”, explica.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados, em parceria com os municípios, têm autonomia para definição das regiões turísticas. Assim, é possível excluir ou incluir destinos.

Ademais, nesta edição o MTur compilou também um conjunto de perguntas e respostas que facilitam o entendimento do processo de atualização do Mapa. São mais de 20 questionamentos cuidadosamente esclarecidos. Entre elas está a lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa.

Leia mais sobre Políticas do Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here