O Ministério do Turismo receberá até o dia 12 de junho inscrições para um concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais. Cada país, por meio de suas autoridades máximas de turismo, poderá indicar três destinos. Assim, para definir os representantes brasileiros no concurso, o Ministério do Turismo prorrogou o prazo para envio de propostas por entidades públicas ou privadas que desejem participar da seleção.

As inscrições devem ser enviadas por e-mail contendo todos os documentos solicitados na Chamada Pública, que devem ser preenchidos em inglês ou espanhol e português. Para mais informações
ou esclarecimentos, o interessado pode enviar e-mail para o mesmo endereço.

Podem participar da chamada pública localidades rurais com até 15 mil habitantes, que abriguem atividades tradicionais, como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e que compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade. As propostas podem ser encaminhadas por entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas, que representem as comunidades.

Assim como na primeira edição, o MTur levará em consideração outros três critérios para classificação dos destinos, além daqueles estabelecidos pela OMT: primeiro, estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; segundo, possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato; e terceiro, dispor de um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial.

Segundo a OMT, as candidaturas serão avaliadas por um Conselho Consultivo externo independente composto por especialistas nas diferentes áreas com base nas nove áreas de avaliação que abrangem recursos naturais eculturais, bem como iniciativas nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). O resultado do concurso será anunciado no final do ano.

Leia também: Vila de Paranapiacaba ganha roteiro turístico rodoviário