Museu Oscar Niemeyer retoma recepção de visitantes; veja os requisitos

O Museu Oscar Niemeyer reabre para o público com limitação de 200 pessoas por dia, distanciamento social e oficinas em formato virtual

Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer. Foto: Marcello Kawase

O Museu Oscar Niemeyer (MON), na capital paulista, acaba de retomar as atividades e reabrir ao público seguindo orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as várias medidas adotadas está o limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o Museu. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes.

Apesar do fechamento temporário, nos últimos meses o Museu inaugurou seis exposições físicas, que podem ser vistas agora pelo público. São elas: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “Tony Cragg – Espécies Raras”; “Gente no MON”, de Dico Kremer; “A Violência sob a Delicadeza”, de Vera Martins; “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço” e “Fernando Velloso por ele mesmo”.

Também estão em cartaz atualmente no MON as mostras: “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Museu em Construção”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Conforme o protocolo de segurança, será permitida a entrada de até 200 pessoas simultaneamente. O Museu Oscar Niemeyer aconselha ainda visitações pela manhã ou após as 16 horas, quando o fluxo de pessoas é menor.

Outra dica do museu é a compra de ingressos online e o uso obrigatório de máscaras faciais. Caso tenha esquecido de leva-la é possível adquiri-la na loja do Museu Oscar Niemeyer. O distanciamento social é orientado também em filas.

Na entrada a aferição da temperatura é realizada, além da higienização individual de bandejas porta-objetos e outros itens. Tapetes desinfetantes também foram instalados nesse local, para garantir a higienização dos calçados. Ao longo do Museu Oscar Niemeyer estão dispostos dispensers de álcool em gel 70%.

O guarda-volumes está operando com higienização dos itens, inclusive das chaves, além de oferecer embalagens plásticas individuais para alocação de pertences. Como medida preventiva, os empréstimos de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebê estão temporariamente suspensos para que não sejam compartilhados.

Pessoas com mobilidade reduzida terão prioridade no uso dos elevadores e eles estarão liberados para uso individual ou por pessoas de um mesmo grupo de convivência (famílias, por exemplo). O Centro de Documentação está temporariamente fechado para visitas e consultas presenciais, mas solicitações de pesquisa podem ser encaminhadas pelo e-mail. As oficinas artísticas e as visitas mediadas acontecem agora de forma virtual

Deixe uma resposta