Museu Virtual, a história dos eventos no Anhembi (SP)

Por: Antonio Euryco

Nos próximos anos, o Anhembi Parque poderá deixar de ser o principal centro de eventos da capital paulista, com a construção do novo complexo que a prefeitura municipal idealiza para a região de Pirituba, zona oeste de São Paulo.  O Anhembi já está quarentão, são mais de quatro décadas de muitos acontecimentos, e para preservar a memória a SP Turis criou o Museu de Eventos  (www.mueap.com.br).

 

O site cataloga mais de 1 mil registros de feiras de negócios, congressos, shows e carnavais, realizados ao longo de 41 anos de existência do complexo. No total, foram  são mais de 7.500 fotos e imagens de documentos, 500 vídeos e outros 500 arquivos de áudio para recriar a atmosfera desses acontecimentos.

 

O Carnaval Paulistano possui uma área exclusiva no Museu Virtual, em razão da sua grande importância para o Anhembi e para a cidade. Nela, são apresentadas as escolas de samba, um resumo de sua história, os títulos de cada agremiação, áudios e letras dos sambas-enredo, além de diversos vídeos, inclusive um deles sobre a inauguração do Sambódromo, o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo.

 

O Salão do Automóvel, realizado no Anhembi desde 1970, quando estava em sua 7ª edição, estreia a seção “Eventos em Destaque”. A feira é uma das maiores do setor automobilístico em todo o mundo e atrai milhares de visitantes aficionados por carros, peças, equipamentos e serviços automotivos. De tempos em tempos, um evento diferente será destacado no portal.  

 

Além dessas áreas, o site apresenta as seções “Como Tudo Começou”, que conta a história do Anhembi Parque; “Túnel do Tempo”, que apresenta os eventos separados por década; “Artigos e Curiosidades”, com fotos e documentos, pôsteres e registros de funcionários, e o “Ponto de Encontro”, que permite a interação do público. Nesta área, foi criada uma ferramenta de entretenimento em que o usuário pode contar sua história e ler sobre as experiências de outros visitantes nos eventos do Anhembi e também criar montagens com fotos do próprio visitante em momentos históricos e divulgá-las nas mídias sociais.

 

AE

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta