Nações Unidas reforçam importância da sustentabilidade no turismo

Por: Carolina Maia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, divulgou mensagem nesta quinta-feira, dia 27, sobre a importância do Dia Mundial do Turismo. No texto, a entidade lembra os debates da Rio+20, sediada pelo Rio de Janeiro em junho deste ano. “O turismo foi enfatizado enquanto atividade capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável, o crescimento verde e o desafio de combater as mudanças climáticas por meio da relação com a energia”, afirmou a carta.

O tema do Dia Mundial do Turismo neste ano foi “Turismo e Sustentabilidade Energética: Propulsores do Desenvolvimento Sustentável.” A escolha da Organização Mundial do Turismo coincidiu com o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, das Nações Unidas. A mensagem de Ban Ki-moon reitera que a indústria turística já demonstrou liderança ao apresentar e desenvolver soluções para o uso de energias limpas, diminuindo a emissão de carbono por meio de iniciativas em empreendimentos hoteleiros e transporte aéreo.

“Todos tem um papel no turismo sustentável. Agradeço aos turistas que desempenham sua parte diminuindo suas próprias emissões de carbono, escolhendo destinos ecologicamente amigáveis ou simplesmente adiando a lavagem de suas toalhas. Toda ação conta. Neste ano, um bilhão de turistas viajarão pelo mundo. Imagine o que uma ação multiplicada por um bilhão pode representar”, afirmou Ban Ki-moon na carta.

CM

 

Deixe uma resposta