Natal Luz conta com técnicos de engenharia e apresenta novidades

Por: Camila Oliveira

 

Algumas das grandes novidades e atrações da 28ª edição do Natal Luz de Gramado vão poder ser conferidas pelo público num projeto de decoração que promete ser o maior de todas as edições. Completamente revitalizada, a decoração de rua e os grandes espetáculos prometem um show ainda mais inesquecível. Para isso, ampliações de carga na rede elétrica, melhorias de infraestrutura, que vão desde as arquibancadas, toldos e componentes como fontes e coberturas foram avaliados e projetados por técnicos de engenharia que pela primeira vez integram a organização do Natal Luz.

Tendo à frente desses trabalhos os engenheiros Civis, Greice Pereira Wieczinski Berti e Marcos Ramos Oliveira, todo o Projeto do Natal Luz foi avaliado em todos os seus componentes primando com isso a qualificação e segurança envolvida.

A engenheira Greice destaca que em um primeiro momento foram realizados os memoriais descritivos de tudo, com uma avaliação sistêmica e especificação de todos os itens que compõem os espetáculos do Natal Luz, como por exemplo, chafariz do Lago Joaquina Bier, toldos, arquibancadas e até mesmo os cabos para acrobacias aéreas e as questões de PPCI`s (Plano de Prevenção contra Incêndio), contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, “que sempre se colocaram a disposição e colaboraram com o desenvolvimento dos trabalhos, em especial um agradecimento ao Capitão Mauricio Ferro Corrêa e ao Sargento Miguel Oliveira de Souza que auxiliaram muito nesse quesito” salientou Greice.

Um dos grandes destaques dessa edição é a decoração que será realizada nas ruas da cidade. A licitação foi vencida por uma empresa especializada em decoração de natal sediada em Recife, e que tem como sócios uma empresa italiana, especialistas em decoração com iluminação led. “Foi feito um projeto de decoração para as Avenidas que esta focada muito na visualização noturna, abrangendo estruturas de alumínio e instalações elétricas, todas com o apoio do corpo técnico de engenharia, que conta com um estudo minucioso sobre as instalações e promete ser um dos maiores destaques dessa edição” destacou Oliveira.

Para isso, foi realizado um projeto de aumento de demanda de carga de todos os eventos junto com a RGE, num esforço conjunto para a sua realização entre a Prefeitura Municipal de Gramado e Gramadotur, que formalizaram o pedido de reforço da carga, que equivale a um aumento médio superior a 10%. Além do aumento da carga elétrica os espetáculos contarão com apoio de geradores para suprir a demanda caso necessário.

Entre as principais novidades em infraestrutura também estão as novas arquibancadas dos grandes espetáculos, cobertura da Fábrica de Natal e a nova fonte do Lago Joaquina Bier que integra o espetáculo Nativitaten e o Natalis com a possibilidade de uso durante o ano. A fonte veio de Belo Horizonte. Já a Vila de Natal teve toda a pavimentação executada além da reforma das casas, “essa reforma compreendeu ainda a execução de novas instalações elétricas”, disse Greice.

As arquibancadas dos espetáculos Nativitaten e Fábrica de Natal vão contar com uma estrutura tubular galvanizada com assentos em compensado naval antiderrapante possibilitando mais segurança e conforto ao público.

A Fábrica de Natal contará com uma cobertura de 3,5 mil m² em vão livre facilitando assim o deslocamento do público, sendo toda a sua estrutura galvanizada e tecido sintético com tratamento químico contra raios UV e auto extinguível (que não propaga chamas). “Na Fábrica, o toldo foi ampliado para proteção de público em atenção às rotas de fuga, pensando na questão de segurança e para proporcionar mais conforto em caso de chuva”, destacou Marcos Oliveira. Outro dado curioso é sobre os cabos de segurança para as acrobacias aéreas do espetáculo que chegam a ser trocadas de cinco a seis vezes por temporada. “E isso tudo compreende esse trabalho minucioso de engenharia que muitas vezes passa despercebida nos bastidores e que é fundamental para a segurança e sucesso do evento”, concordam os engenheiros, que ainda fazem um agradecimento especial a duas pessoas: “O trabalho não estaria completo sem o apoio do Remi Arnold com 19 anos de Natal Luz e o Cristiano Felipe dos Santos com dez anos de evento, sem a ajuda deles ia ficar difícil”, contaram ainda os profissionais.

Para o presidente da Gramadotur, Rogério Poloni, todo este investimento feito em infraestrutura foi muito pensado. “Consideramos a imensa quantidade de turistas que visitam Gramado no período de Natal e que não visitam os nossos espetáculos, ou seja, 1,5 milhões de visitantes contra 360 mil ingressos disponíveis, diante destes dados e pensando em presentear nossos moradores, trouxemos este formato inovador de decoração nas via públicas de Gramado e vamos harmonizar este projeto com o nosso querido projeto Pet de decoração natalina, tão tradicional e reconhecido pela sua inovação na época”, destaca Poloni.

Após o encerramento do Natal Luz está prevista a desprodução dos elementos decorativos e a reintegração dos espaços, como sempre ocorreu nos últimos anos de Natal Luz. “Temos a convicção que o projeto de decoração deste ano será inovador, audacioso e que ficará marcado na lembrança de todos os nossos visitantes e moradores de Gramado”, conclui Rogério Poloni.

CO

Deixe uma resposta