Nazaré da Mata realiza encontro de maracatus no carnaval

0

Por: Chris Flores

Nazaré da Mata – Município da zona da mata do Estado de Pernambuco, é conhecida como a capital estadual dos maracatus. O maracatu não é apenas uma dança, mas uma tradição passada de pai para filho.

 

Durante o carnaval o povo da cidade mostra o colorido, a animação, o brilho e toda a beleza de seus maracatus. O encontro de maracatus acontece na segunda-feira e terça-feira de carnaval, na praça principal. São mais de 40 grupos com seus reis, rainhas, baianas e caboclos de lança que dançam e cantam em homenagem aos orixás. Os integrantes são pessoas simples, normalmente trabalhadores da cana de açúcar da região.

 

O maracatu rural é a mais forte representação da miscigenação das três grandes etnias que formaram o povo pernambucano: o branco europeu, o negro africano e o indígena brasileiro. Encabeçando o cortejo, estão Mateus, Catirina, a Burra e o Caçador. Um estandarte identifica o grupo. A segunda ala traz o vassalo, os lampiões, a Dama do Paço, que conduz a boneca de pano, e o baianal, isto é, o cordão de baianas.

 

A terceira e mais contagiante ala é a dos caboclos de lança, comandada pelo Mestre caboclo e seu apito. A roupa dos caboclos de lança possui uma gola bordada de paetês, a enorme cabeleira colorida e o surrão, uma bolsa de couro com vários chocalhos. A quantidade de chocalhos é igual à quantidade de anos que o brincante desfila. Com o passar dos anos o peso é enorme. Em movimentos de vai e vem, os caboclos afastam os possíveis inimigos com suas lanças de fitas coloridas.

 

A cada som do apito do mestre caboclo, a orquestra para e os caboclos se abaixam em reverência. O mestre entoa seus versos improvisados e logo depois, a orquestra volta a tocar e os caboclos agitam suas lanças.

 

Este ano são estimadas 150 mil pessoas na cidade durante todo o carnaval. Durante os versos, os mestres fizeram uma homenagem ao ex-governador do Estado, Eduardo Campos. 

 

O Brasilturis Jornal viajou a convite do Governo do Estado e da Empetur

 

 

Christiane Flores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here