Nobile Hotéis pretende ampliar operações em 86% nos próximos anos

Por: Priscila Ferraz

Desde domingo, dia 7, até amanhã, dia 9, a operadora hoteleira brasileira Nobile Hotéis reúne na capital paulista seus executivos, gerentes e diretores de vendas para o “Encontro de Vendas Nobile 2014”. Na ocasião, os profissionais da área comercial da rede abordarão temas relacionados a novas aberturas, ferramenta de CRM, escopo de trabalho do revenue management, novo site, planejamento anual de marketing e vendas, participação em feiras do trade em 2015 e realização de ações de relacionamento com parceiros.

 

Após o término do encontro, a equipe comercial Nobile promoverá, entre os dias 10 e 12, sua última Blitz Comercial de 2014. A expectativa é que sejam realizadas até 600 visitas em agências corporativas e operadoras da cidade, com enfoque na prospecção de novos clientes, vendas cooperadas e comercialização de todas as unidades da rede.

 

“Estamos realizando nosso encontro de vendas anual em São Paulo porque é o principal mercado emissor para todos os nossos hotéis. Estamos com mais de 40 vendedores presentes e desejamos fortalecer a captação de receitas para os hotéis e apresentar as principais ferramentas de tecnologia que foram contratadas, como nosso novo site. Além disso, nosso sistema CRM terá na ferramenta toda a mensuração das visitas e do trabalho dos vendedores. Durante o encontro, a equipe receberá treinamento do sistema, que representa um investimento voltado para que o vendedor saia de casa sabendo o que vai fazer em cada visita. O colaborador sai com todos os dados e tarifas que cada agência e operadora pratica em determinado mercado, então sabe para onde vai e depois mensura os dados. Também estamos estruturando a equipe para as novas aberturas, para que consigamos trabalhar tanto com o que temos hoje quanto com o que vem pela frente”, explicou o vice-presidente Ricardo Pompeu.

 

Como uma das últimas ações do ano, ainda será realizado um workshop com os gerentes-gerais e controlers da rede em Brasília. O objetivo é definir as metas e estratégias de planejamento de 2015 e 2016 sob a tônica “ferramentas de gestão”.

 

Novas aberturas


A empresa, que conta com 22 operações e tem planejamento de mais 19, a serem implantadas nos próximos dois anos e meio, comemora sete anos em janeiro de 2015. Neste ano foi contabilizado aumento de 22% no faturamento em relação a 2013, com alcance de R$ 130 milhões, aproximadamente 4 mil apartamentos em pool hoteleiro e 1,5 mil em pool de locação de long stay. O quadro de funcionários, que alcança 1,1 mil, sofrerá ampliação de mais de 300 colabores com os novos hotéis. Para 2015, oito novas operações estão previstas, sendo uma em Brasília, três em Pernambuco (duas em Recife e uma em Porto de Galinhas), duas em Minas Gerais (Juiz de Fora e Varginha), além de Guarulhos (São Paulo) e a primeira operação fora do Brasil, em Ciudad del Este, no Paraguai.

 

Aliança Wyndham Hotel Group


A americana Wyndham Hotel Group, que possui 15 marcas e 7,4 mil hotéis, firmou neste ano uma parceria com a Nobile Hotéis. O acordo visa o desenvolvimento e a expansão de marcas da Wyndham, como Wyndham Grand Collection, Wyndham Hotels & Resorts, Wyndham Garden, Tryp by Wyndham, Days Inn e Microtel.

 

Nos próximos dois anos, a Nobile Hotéis pretende administrar 20 hotéis com as marcas da Wyndham. A estimativa da rede é de que serão investidos mais de R$ 800 milhões nos empreendimentos que estão em construção ou em fase de negociação.

 

A primeira operação da Nobile com a bandeira da Wyndham se deu em março deste ano, com a abertura do Days Inn em Brasília, que contabiliza em seus primeiros três meses de operação, após conversão e mudança de bandeira, uma distribuição 26% maior do que a alcançada pela administradora anterior, refletindo valor médio líquido mensal de R$ 1,2 mil por apartamento e uma rentabilidade líquida de 0,9% sobre o valor investido no apartamento.

 

Operações em aeroportos


Em junho do próximo ano está prevista a inauguração do Tryp by Windham. O hotel, de categoria midscale, ficará situado na área alfandegária do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Já o Wyndham Grand Collection, de categoria upscale, tem previsão de abertura em 2016 e estará localizado no Terminal 3 (desembarque internacional), com 360 apartamentos, área de eventos, restaurante para 300 pessoas e lobby bar.

 

No interior de São Paulo, a novidade é a assinatura do contrato de operação do Tryp by Windham no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Com previsão de abertura em dezembro de 2016, o empreendimento contará com 400 apartamentos e investimento de R$ 90 milhões.

 

Nova rede internacional


Em janeiro de 2015, uma nova rede internacional – a ser anunciada no mesmo mês – será trazida para o Brasil pela Nobile Hotéis para trabalhar o segmento budget. A parceria exclusiva de 25 anos já conta com um projeto de abrir 10 hotéis nos próximos dois anos e meio na Região Centro Oeste.

 

“Vamos investir muito em conversão com essa nova marca. Estaremos focados não só em fechar negócios para gerir empreendimentos, mas também em fechar contratos de franquia. A ideia é aumentar a relevância desses hotéis agregando tecnologia e know how. Vamos montar no Brasil, em Brasília, um centro de treinamento – que foi uma das exigências da marca –, porque mandar um hoteleiro para fora do País, com outra cultura e outra língua poderia causar algum trauma ou choque. A ideia é que estejamos mais próximos do proprietário do hotel e passemos as ferramentas para que ele agregue valor ao produto e possa aumentar a sua rentabilidade”, pontuou o fundador e presidente Roberto Bertino.

 

A Nobile também pretende posicionar sua marca como uma rede midscale, apesar de ser uma empresa multimarcas. “Trabalhamos muito focados em resultados e agora temos que nos preparar para vender uma imagem, anunciar esses bons resultados que atingimos. É um desfio divulgar nossa imagem como bons gestores focados em receitas, custo e rentabilidade e, ao mesmo tempo, também posicionar nossas marcas e dos parceiros, cada uma em seu segmento. Então nosso planejamento estratégico deseja posicionar a marca Nobile como midscale, as marcas Wyndham como upscale e a nova rede internacional dentro do segmento econômico, com a nova aliança que traremos ao Brasil”, finalizou o executivo.

 

 

Priscila Ferraz de Mello

Priscila Ferraz de Mello

Deixe uma resposta