Noruega exalta medidas de sustentabilidade em novo roadshow pelo Brasil

1
O diretor de mercado turístico do Innovation Norway, Per Holte, aposta na tendência das Green Travels para o futuro das viagens

O Turismo da Noruega está promovendo nesta semana um roadshow pelo Brasil com o foco na sustentabilidade e na inovação tecnológica do país, afim de ampliar e divulgar as práticas do “Green Travel” (Viagem Verde), que vem ganhando adeptos pelo mundo.

Com a participação de cerca de 50 operadores em São Paulo, a delegação norueguesa, que já passou por Curitiba (PR), ainda levará o roadshow para Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), estimando capacitar por volta de 200 profissionais de turismo, nesta semana.

Dentre os principais destaques de sustentabilidade da Noruega está a classificação de cidades, hotéis, parques e atrações com um Certificado de Qualidade Sustentável, que os classifica conforme as medidas sustentáveis implantadas, desde eficiência de recursos à viabilidade econômica dos negócios locais.

No campo da inovação tecnológica, o destaque fica por conta do aplicativo “Norway”, que concentra informações de roteiros, parques, passeios, atividades, entre outras informações sobre o destino, que pode ser acessado via smartphones e tablets.

Os operadores ainda tiveram a chance de realizar encontros de negócios com os parceiros expositores da Noruega

Além disso, o destino também comemorou o anúncio da liberação da Norwegian Air para operar voos no Brasil, há cerca de duas semanas. Com a eminente chegada da aérea norueguesa, ainda sem data específica, a tendência é que haja aumento no número de operações para a Noruega, através de conexões em Londres.

“As viagens impulsionadas pela sustentabilidade já fazem parte do mercado brasileiro, mas creio que virá a ser um fator determinante na escolha do destino dentro de alguns anos. É algo que vai impactar muito o turismo no futuro”, adiantou o Diretor de mercado turístico do Innovation Norway, Per Holte.

“Toda a cadeia hoteleira norueguesa é adepta das práticas sustentáveis. Alguns não possuem recursos para implantar as medidas, pois é um processo com certo custo, porém todos estão engajados e reconhecem a importância. é um projeto de longo-prazo”, afirmou o executivo.

“Os operadores presentes, principalmente os de São Paulo, já conhecem e vendem o destino Noruega. Por isso estamos focando nos temas a sustentabilidade e inovação, dos quais o país é pioneiro”, destacou a representante da Noruega no Brasil, Gisele Abrahão.

“Estamos trabalhando com estes temas para mostrar aos operadores para que eles possam trabalhar produtos específicos para diferentes públicos consumidores que encontram na Noruega esse diferencial”, complementou Abrahão.

Turismo na Noruega em dados

No ano passado, a Noruega registrou aproximadamente 4,2 milhões de visitantes. Dentre os maiores emissores estão a Alemanha, Suécia (país vizinho), Dinamarca, Estados Unidos, China e Reino Unido. O Brasil atrai apenas cerca de 20 mil pessoas ao país dos fiordes anualmente, porém o número é crescente e quase dobrou em 2017.

“O número de viajantes brasileiros na Noruega cresceu 98% no ano passado. Em 2018 estamos encontrando dificuldades devido ao cenário político e econômico do Brasil, porém apostamos até o fim no país que logo deve voltar a crescer em um cenário de estabilidade”, apontou Holte.

Segundo o Turismo da Noruega, representado no Brasil pela Global Vision Access (GVA), a principal medida para conter o “turismo em excesso” (que vêm gerando debates em alguns destinos europeus) é a disseminação das diferentes opções por todo o país, buscando fragmentar as altas concentrações de turistas em locais mais conhecidos.

Confira mais notícias de Destinos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here