Luxo e sacrifício

Início do ano 2000.  Em um dos mais badalados desfiles da estação, ouvi de uma das maiores editoras de moda do País: “O Brasil sabe fazer oba oba e carão. Se não mudar o jeito de ver as coisas,...
Por Joandre Ferraz Mestre em Direito (USP), especialista em Administração Pública (FGV), coautor do Manual Jurídico para Agências de Turismo e advogado da Joandre Ferraz Advogados Associados. www.joandreferraz.com.br Qualquer negócio jurídico, como é a relação comercial entre agências de turismo e consumidores,...
Por Cássio Garkalns Acabamos de vivenciar o Carnaval, um dos maiores eventos culturais do mundo, e não há como não refletir sobre algumas fotos que circularam na internet nos últimos dias sobre fatores negativos desta grande festa popular. Não estou...

A Pesquisa e o Plano

Por Daniel Matias Em meu último artigo falamos sobre a importância de captar a voz do cliente no setor de prestação de serviços. Outro canal importante, e já utilizado em larga escala, é a pesquisa de satisfação. Hoje o tema...
"A informação de um passageiro é única. Se ela estiver validada em uma base de dados confiável e centralizada, pode abreviar ou até mesmo retirar a necessidade de tantas identificações durante uma viagem." Por Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus...

À espera de um milagre

Por Ricardo Hida No passado se reclamava pro bispo. Agora do bispo. Mas não entendo a surpresa. Alguém poderia esperar uma administração diferente do Marcelo Crivella? Muita ingenuidade do cidadão do Rio esperar algo diferente de alguém que, senador e...

Facebook, já em declínio?

Por Ricardo Hida Pouco antes do Carnaval, a Folha de S.Paulo, o jornal mais lido do país, goste-se ou não, informou os internautas que não publicará mais nada no Facebook. Segundo eles, a nova estratégia da rede social, privilegiando no...
Restaurante do famoso chef Francis Mallmann funciona dentro da vinícola Montes Por Didu Russo* O Chile é realmente privilegiado quando o assunto é vinho. Imagine que as condições climáticas e geográficas do país possibilitam algo raro em nível mundial, pois o...

Inovação no turismo

Por Cássio Garkalns Nesta edição, gostaria de abordar um assunto que venho estudando há alguns anos e que foi, durante 2017, assim como sustentabilidade, um dos mais tratados em eventos relacionados ao turismo: a inovação. Embora novidades tecnológicas usualmente sejam...

A voz do cliente

Por Daniel Matias Captar a voz do cliente é de suma importância para qualquer negócio. Mas, se você trabalha no ramo de prestação de serviços, além de ser importante, torna-se essencial. E se, dentro do universo da prestação de serviços,...

Últimas da semana