O hóspede é rei

Por Claudio Cordeiro* O verão é a época de temperaturas mais elevadas no termômetro e, também, a mais aquecida em termos de negócios para o setor hoteleiro no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), para esta...
Os programas de fidelidade existem há muitos anos. Eles surgiram para incentivar os clientes de uma empresa a voltarem periodicamente a fazer negócios com ela. O modelo é bastante simples: consumidores recebem uma bonificação cada vez que realizam uma...
Por Clovis Casemiro* São Paulo não será mais o mesmo depois da 21ª Parada do Orgulho LGBT e do Fórum do Turismo LGBT 2017. Ambos realizados na Avenida Paulista, durante a Semana do Orgulho LGBTQ, entre os dias 13 e 18...
"Para ser incrível é preciso ter criatividade, técnica, repertório e muita experiência. Até para entender que 'like' é como amor e aplauso, não se pede." Por Ricardo Hida* Recentemente fui chamado por uma empresa de turismo para ajudá-la a repensar sua...

A culpa não é da ABAV

Há tempos que todos os setores do turismo vêm pedindo mudanças com relação às feiras. A queda no número de expositores e visitantes era espantosa e não faltou quem pedisse o fim dos eventos, que se mostravam sem sentido....
Por José Sallovitz É muito comum que durante os preparativos para aquela tão esperada viagem, não passe pela cabeça do viajante que problemas com a saúde poderão atrapalhar a aventura. Não passa, mas pode acontecer. Por isso, o seguro-viagem é um item...

Facebook, já em declínio?

Por Ricardo Hida Pouco antes do Carnaval, a Folha de S.Paulo, o jornal mais lido do país, goste-se ou não, informou os internautas que não publicará mais nada no Facebook. Segundo eles, a nova estratégia da rede social, privilegiando no...
Por Mariana Aldrigui* Há aproximadamente cinco anos, o termo "bleisure", cunhado pela junção de “b” de "business" à palavra "leisure", vem pontuando diferentes análises feitas por consultorias internacionais de viagens e turismo. "Bleisure", portanto, refere-se à toda atividade de lazer...

O caminho é diferente

Por Mariana Aldrigui Recentemente, li um artigo de Dan Pendersen em que ele sugere que o que todos os outros estão fazendo não é relevante. A frase é intrigante. Ele avança, explicando que não é o fato de todos estarem...

Invente eventos

Por Ricardo Hida* Em algum lugar do passado, alguém, em um exercício equivocado de futurologia, disse que o fim dos eventos corporativos estava próximo. A razão, segundo os falsos gurus, era o número de eventos irrelevantes, o crescimento da importância...

Últimas da semana