O hóspede é rei

Por Claudio Cordeiro* O verão é a época de temperaturas mais elevadas no termômetro e, também, a mais aquecida em termos de negócios para o setor hoteleiro no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), para esta...
Os programas de fidelidade existem há muitos anos. Eles surgiram para incentivar os clientes de uma empresa a voltarem periodicamente a fazer negócios com ela. O modelo é bastante simples: consumidores recebem uma bonificação cada vez que realizam uma...
Por Clovis Casemiro*São Paulo não será mais o mesmo depois da 21ª Parada do Orgulho LGBT e do Fórum do Turismo LGBT 2017. Ambos realizados na Avenida Paulista, durante a Semana do Orgulho LGBTQ, entre os dias 13 e 18...
"Para ser incrível é preciso ter criatividade, técnica, repertório e muita experiência. Até para entender que 'like' é como amor e aplauso, não se pede." Por Ricardo Hida*Recentemente fui chamado por uma empresa de turismo para ajudá-la a repensar sua...

A culpa não é da ABAV

Há tempos que todos os setores do turismo vêm pedindo mudanças com relação às feiras. A queda no número de expositores e visitantes era espantosa e não faltou quem pedisse o fim dos eventos, que se mostravam sem sentido....
Por José SallovitzÉ muito comum que durante os preparativos para aquela tão esperada viagem, não passe pela cabeça do viajante que problemas com a saúde poderão atrapalhar a aventura. Não passa, mas pode acontecer. Por isso, o seguro-viagem é um item...

Facebook, já em declínio?

Por Ricardo HidaPouco antes do Carnaval, a Folha de S.Paulo, o jornal mais lido do país, goste-se ou não, informou os internautas que não publicará mais nada no Facebook. Segundo eles, a nova estratégia da rede social, privilegiando no...
Por Manoel Cardoso Linhares Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH NacionalQuem não ouviu falar do custo Brasil? Esse termo, que não sai da cabeça de quem empreende no país, é apontado por diferentes setores como a...
Por Mariana Aldrigui*Há aproximadamente cinco anos, o termo "bleisure", cunhado pela junção de “b” de "business" à palavra "leisure", vem pontuando diferentes análises feitas por consultorias internacionais de viagens e turismo. "Bleisure", portanto, refere-se à toda atividade de lazer...
Por Joandre FerrazMestre em Direito (USP), especialista em Administração Pública (FGV), coautor do Manual Jurídico para Agências de Turismo e advogado da Joandre Ferraz Advogados Associados.www.joandreferraz.com.brQualquer negócio jurídico, como é a relação comercial entre agências de turismo e consumidores,...

Últimas da semana