por Gabriel Molina

O “Data Driven Management” ou Gestão Direcionada a Dados, é uma metodologia inovadora que visa a utilização de dados e inteligência de negócios para tomada de decisões estratégicas nas empresas e mercados. 

Tudo isso com base em inteligência de mercado e processos otimizados de coleta e análise de dados. Sendo assim, produzir conteúdos embasados nesse conhecimento e tomar decisões orientadas por esses dados, é o que faz um mercado ou empresa possuir informações confiáveis e estar à frente de demais concorrentes e estratégias. 

Para o mercado de Turismo, com a utilização de dados alternativos, é possível medir a avaliação da percepção de satisfação e bem estar do destino, sazonalidade e tipos de visitantes. Ao analisar esses fatores, as empresas e organizações de turismo podem decidir suas próprias ações em relação aos visitantes, melhorando sua experiência geral. 

O objetivo final é ajudar o destino a permanecer competitivo e atraente a partir dos dados de demanda e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento da indústria do Turismo. 

Também é possível analisar a oferta do destino do ponto de vista da demanda. A análise inclui uma avaliação de todos os produtos e serviços turísticos presentes, com detalhes sobre qualidade, disponibilidade e atratividade. 

Através da análise destes fatores é possível identificar os pontos fortes e fracos da oferta, com uma desagregação por setor e um foco nas agências de viagens online. O objetivo da análise da oferta é ajudar a identificar oportunidades de melhoria, garantindo uma oferta variada e alinhada com as necessidades e expectativas dos diferentes tipos de visitantes. 

Isso, por sua vez, pode ajudar a atrair mais visitantes ao destino, aumentar a popularidade e trabalhar para uma gestão sustentável É possível considerar as taxas e saturação das Agências de Viagens Onlines ou “OTAs”, além de perspectivas futuras sobre os potenciais riscos e oportunidades que o destino poderá enfrentar a médio/curto prazo, auxiliando assim no desenvolvimento de estratégias eficazes para responder a estes desafios. 

O objetivo seria ajudar a garantir a sustentabilidade a longo prazo e a competitividade do destino. Algumas empresas especializadas neste mercado de Dados como a Almawave, conseguem prover dados alternativos, através das suas técnicas proprietárias, recolhem e monitoram a presença digital dos Pontos de Interesse “POIs” de uma área, através da análise de dezenas de portais, sites, OTAs, redes sociais, desde os mais conhecidos aos mais especializados por setor. 

A metodologia de dados alternativos desta empresa, prevê um processo de reconhecimento e reconciliação inequívoca através de algoritmos que tem como objetivo maximizar a probabilidade dos canais explorados estarem relacionados com o mesmo POI. 

Após um complexo processo de qualidade de dados, para cada POI, são exploradas as suas características próprias como localização, tipologia, serviços dos visitantes, origem, língua, tipo de viagem. Os conteúdos da experiência digital do cliente (críticas, julgamentos, comentários, reputação, etc.), são lidos e analisados semanticamente por meio de mecanismos proprietários de inteligência artificial em linguagem natural, em sua forma original, identificando sua lógica e tom emocional. 

O principal resultado é o sentimento, ou seja, um índice sintético que expressa o grau de satisfação com base 0 a 100, dentro do conjunto de todos os conteúdos analisados. A essa pontuação de polaridade para cada conteúdo, são adicionados os tópicos principais e os assuntos relacionados (aspectos) e julgamentos (opiniões). Inúmeras outras técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos, entre elas o “rate checker” para hotelaria, com a recolha das tarifas diárias (monitorando várias vezes ao dia) publicadas nas OTAs. 

Graças a sofisticadas ferramentas tecnológicas dedicadas de Business Intelligence e técnicas de visualização de dados, os dados são oferecidos de forma interativa, para que todo tipo de usuário tenha a oportunidade de ler todas as informações necessárias de forma autônoma. 

Os dados são a arma secreta para tomar as decisões mais estratégicas. As soluções habilitadas para Inteligência Artificial e os principais indicadores de desempenho ajudam as empresas e o mercado a monitorar, analisar e traçar o perfil da experiência do cliente e do viajante de qualquer território. 

Identificar locais com o maior potencial de investimento em todo o mundo. Obter informações valiosas sobre o sentimento de qualquer empresa e orientar estratégias de vendas e marketing para ganhar participação de mercado.