O painel do “Turismo Acessível, Melhores Práticas e Desafios” reuniu José Fernandes, presidente dos Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos, Fábio Nogueira, fundador do Observatório da Longevidade e Irineu Ramos, como mediador. Este painel do Fórum 60+ tem o objetivo de debater propostas de acessibilidade e atividades que incluam o turista maduro.

Os Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos foram os primeiros do mundo a receberem a certificação Iso, que é o certificado em acessibilidade da ABNT. Durante o Fórum 60+, os executivos das redes hoteleiras apresentaram as características dos viajantes da maior idade e a importância para o mercado.

“As mulheres são aquelas que menos desistem de atividades radicais, de acordo com o nosso índice de desistência. É impressionante como as pessoas de mais idade tem interesse em realizar atividades de aventura e nós oferecemos toda a segurança para eles. Nós percebemos que os grupos femininos estão mais inseridos nas viagens 60+ e também são as mais animadas. Ademais, esse público viaja de duas a três vezes por ano e pretendem ousar mais em suas viagens”, destacou José Fernandes, presidente dos Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos.

O Observatório da Longevidade mira na longevidade do público maduro, priorizando o mesmo. O maior público consumidor desse segmento está entre 50 a 70 anos e a mulher, geralmente, é a maior decisora de viagens. A lei define que o cidadão acima de 60 anos é uma pessoa idosa.

“Nem o mercado e nem as pessoas com 60 anos concordam com essa afirmação do governo. Mentalmente eu nao sou idoso, embora a lei defina que sim, tenho plena saude física e mental. O governo também aboliu a palavra idoso, agora ou é maduro ou é longevo, o que faz mais sentido para mim”, disse Fábio Nogueira, fundador do Observatório da Longevidade.


Leia também: CONFIRA A ABERTURA DO FÓRUM DE TURISMO 60+