Expectativas em alta para a consolidação da recuperação do setor de turismo no país. Cerca de 71% das agências e operadores de turismo que atuam no Brasil acreditam na ampliação de pessoas interessadas em viajar no segundo semestre do ano, aumentando a demanda pela contratação de serviços. Em relação ao faturamento, o otimismo impera entre 67,7% dos empresários que atuam neste segmento.

Os responsáveis por agências de viagens mais confiantes estão no Paraná. Lá, 81,8% esperam aumento na demanda por serviços. São seguidos por empresários que atuam nos estados de Santa Catarina (74,6%), São Paulo (72,5%) e Rio Grande do Sul (74,1%). Em relação a expectativa de ampliação no faturamento a partir do número maior de pessoas interessadas em viajar, os empresários do Paraná lideram (76,9%). Também mantêm em alta as expectativas para o segundo semestre àqueles que atuam nos estados de Santa Catarina (73,1%), São Paulo (69,7%), Rio de Janeiro (66,4%) e Rio Grande do Sul (66,1%).

Os dados são da Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo entre os meses de maio e junho de 2022. O objetivo é mapear o desempenho e a perspectiva destes estabelecimentos no país.

A pesquisa aponta ainda que, para 54% das agências ouvidas, a perspectiva é de estabilidade no que se refere ao número de empregados. Outros 34,9% esperam aumento de contratações, enquanto 11,2% acreditam em queda.


Leia também: