Pela primeira vez o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos reuniu as estatísticas a respeito das compras de híbridos e elétricos feitas por empresas de locação de carros. No último ano, as locadoras emplacaram 3.309 unidades com tais motores, que equivalem a um crescimento de 88,9% na comparação com as compras feitas pelo setor em 2021.

O levantamento feito pela Abla mostram claramente que o boom na quantidade de veículos do gênero se deu principalmente a partir de 2021, quando o setor chegou à marca dos quatro dígitos (1.751 veículos) nas compras anuais. A rapidez da evolução fica ainda mais evidente se comparada a 2018, quando as locadoras emplacaram somente 43 veículos híbridos e elétricos no país.

O conselheiro gestor da Abla, Paulo Miguel Junior, diz que, para não perder o bonde da história, as locadoras de veículos precisam seguir atentas ao avanço da presença dos elétricos. “É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia.

O total da frota de híbridos e elétricos chegou a 5.684 unidades registradas. Veja a frota total por região:

  • Sudeste concentra a maior parte dessa frota eletrificada, com 3.914 unidades licenciadas: Minas Gerais (2.185 veículos) e São Paulo (1.294);
  • Sul vem na sequência, com 1.577 veículos híbridos e elétricos: só no Paraná são 1.534;
  • Nordeste já têm 92 veículos com tais motores: Pernambuco (27), Ceará (24) e Bahia (16);
  • Centro-oeste têm atualmente 72 veículos eletrificados: dos quais 42 com placas do Distrito Federal;
  • Norte chegou a 29 unidades, com Amazonas e Pará, cada um, com 13 veículos eletrificados emplacados em frotas de empresas de locação;

Leia também: ABLA: LOCADORAS TÊM ALTA DE 30% EM VOLUME DE VEÍCULOS COMPRADOS EM 2022