A indústria global de viagens e turismo está enfrentando outro revés com uma queda significativa na atividade de negócios. A indústria, que depende fortemente de investimentos e parcerias estratégicas, registrou um declínio acentuado ano a ano de 60,4% na atividade de negócios em fevereiro de 2023, revela a GlobalData.

Uma análise do banco de dados GlobalData Financial Deals revela que o volume de negócios no setor caiu mais da metade, de 111 negócios anunciados em fevereiro de 2022 para 44 negócios anunciados em fevereiro de 2023. A atividade de negócios caiu na maioria dos países em fevereiro, com vários deles relatando queda de dois dígitos. Além disso, o número de negócios de financiamento de risco e private equity caiu 59,4% e 60%, enquanto fusões e o volume de transações de aquisição caiu 60,9%.

Aurojyoti Bose, analista líder da GlobalData, comenta: “O declínio ressalta a incerteza e os desafios contínuos, incluindo a mudança no comportamento do consumidor e a volatilidade econômica enfrentados pela indústria de viagens e turismo. Como o cenário do mercado está mudando rapidamente, com temores de recessão, os investidores parecem ter se tornado cautelosos”.

Por exemplo, os EUA, que são o principal mercado em termos de volume de negócios, testemunharam um declínio de 71,9% no volume de negócios em fevereiro de 2023. Da mesma forma, o Reino Unido testemunhou um declínio considerável ano a ano no volume de negócios em 46,2%. Enquanto isso, Japão, Alemanha e Espanha não viram o anúncio de um único negócio durante o mês.

Bose conclui: “O declínio na atividade de negócios na indústria de viagens e turismo é um forte lembrete dos desafios e incertezas em andamento, à medida que busca se recuperar da pandemia. No entanto, também apresenta uma oportunidade para explorar novos modelos e parcerias que podem impulsionar a inovação e o crescimento na era pós-pandemia. À medida que a indústria continua a enfrentar esses obstáculos, os investidores devem permanecer vigilantes e se adaptar às tendências e oportunidades emergentes”.


Leia também: Sita e Indicio implementa a Credencial de Viagem Digital em Aruba