Com projeções otimistas para o turismo deste ano, o setor hoteleiro acompanha esse crescimento, conforme aponta o estudo “Orçamentos Hoteleiros 2024”, conduzido pela Noctua Advisory em colaboração com o Hotelier News. A pesquisa revela que a ocupação hoteleira na América do Sul e na América Central registrou um aumento de 5% em comparação com o ano de 2019, período pré-pandemia.

O cenário é particularmente promissor para o Brasil, destacando-se em relação a outras regiões do mundo onde os índices ainda não retornaram aos patamares anteriores à pandemia. O estudo identifica que a demanda gerada por empresas de pequeno e médio porte no turismo corporativo tem desempenhado um papel significativo no impulso positivo desses índices de ocupação nos hotéis.

No acumulado de janeiro a outubro, o setor hoteleiro brasileiro faturou mais de R$ 11,37 bilhões, superando todo o ano de 2022 e aproximando-se do montante de 2019, que totalizou R$ 11,38 bilhões antes dos impactos da pandemia, segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Participaram do estudo mais de 400 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts e outros empreendimentos, distribuídos em 23 Estados e 148 cidades brasileiras. Além disso, entidades hoteleiras como ABIHS, FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, entre outras, contribuíram para a pesquisa.

A análise fornece dados de indicadores setoriais a partir de 2020, com o objetivo de formular expectativas para 2024 e orientar os empresários sobre estratégias para aprimorar sua atuação em 2024.