Início Ricardo Hida

Ricardo Hida

Ricardo Hida é formado em administração pela FAAP e pós-graduado em comunicação pela Cásper Líbero. Foi diretor da H&T Eventos, executivo de vendas na Air France-KLM, gerente de marketing na Accor Hospitality e diretor adjunto do Escritório de Turismo da França no Brasil. Atualmente é CEO da Promonde. Ele escreve às quartas-feiras no portal Brasilturis e colabora com o jornal impresso a cada dois meses. Contato: [email protected]

Corre nas redes sociais e na grande imprensa um vídeo que mostra um segurança abordando um cliente que comprou um prato de comida para um menor em um shopping de Salvador (BA). Um jovem de pouco mais de trinta...

Luxo e sacrifício

Início do ano 2000.  Em um dos mais badalados desfiles da estação, ouvi de uma das maiores editoras de moda do País: “O Brasil sabe fazer oba oba e carão. Se não mudar o jeito de ver as coisas,...
Sempre que sou chamado para uma consultoria ou curso sobre o tema luxo no turismo e na hotelaria, começo com as tradicionais provocações sobre o conceito, a história e as características dos bens e serviços de alto padrão. Pouca...
"As maiores crises de marcas só ganharam amplitude porque foram mal gerenciadas." Por Ricardo Hida Você se enganou se pensou que eu iria falar de política neste artigo. Meu foco é tratar de marketing e comunicação e como o seriado da...
Certa vez ouvi de um turista alemão: enquanto estiver jovem quero visitar destinos exóticos, longínquos e com pouca infraestrutura. O meu país eu vou conhecer quando estiver velho, com menos paciência para viagens longas e cansativas. Essa visão do turismo...
Por Ricardo Hida Há alguns anos, trabalhando como voluntário em uma quermesse, eu presenciei uma discussão que sintetiza a nossa realidade atual - não apenas no Brasil, mas no mundo. Ao final do primeiro dia, o caixa da barraca não...
Por Ricardo Hida No passado se reclamava pro bispo. Agora do bispo. Mas não entendo a surpresa. Alguém poderia esperar uma administração diferente do Marcelo Crivella? Muita ingenuidade do cidadão do Rio esperar algo diferente de alguém que, senador e...

Facebook, já em declínio?

Por Ricardo Hida Pouco antes do Carnaval, a Folha de S.Paulo, o jornal mais lido do país, goste-se ou não, informou os internautas que não publicará mais nada no Facebook. Segundo eles, a nova estratégia da rede social, privilegiando no...
Por Ricardo Hida Há pouco mais de dez anos a Folha de S.Paulo, em sua revista semanal, publicou uma matéria que explicava o porquê de os turistas brasileiros optarem, durante viagens internacionais, pelas companhias aéreas estrangeiras em detrimento das nacionais....

Você na tevê

Por Ricardo Hida Tudo o que se podia falar da importância do YouTube na comunicação das empresas já foi dito. Os números e pesquisas estão disponíveis para os mais descrentes. Mas, surpreendentemente, a maioria das empresas no turismo não possui uma estratégia...

Últimas da semana