segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Início Ricardo Hida

Ricardo Hida

Ricardo Hida é formado em administração pela FAAP e pós-graduado em comunicação pela Cásper Líbero. Foi diretor da H&T Eventos, executivo de vendas na Air France-KLM, gerente de marketing na Accor Hospitality e diretor adjunto do Escritório de Turismo da França no Brasil. Atualmente é CEO da Promonde. Ele escreve às quartas-feiras no portal Brasilturis e colabora com o jornal impresso a cada dois meses. Contato: [email protected]

Socialite do turismo

Por Ricardo Hida Nesta semana morreu Carmen Mayrink Veiga, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, cidade que adotou quando jovem, movimentou socialmente e  tão bem representou no jet set internacional. Os nascidos após 1980 talvez nem saibam que foi...

O turismo de batom

Por Ricardo Hida Se há uma indústria que quebra barreiras e preconceitos é o turismo. Desde os tempos mais longínquos, pessoas de culturas diferentes trocavam experiências através das viagens. Muito pouca gente sabe, mas a famosa macarronada dos italianos foi...
Não há mais dúvidas que o Instagram, hoje, é para muitos segmentos do turismo, principalmente destinos, a melhor rede social para promoção. Como acontece com as demais mídias sociais -Facebook, Twitter e Youtube- exige estratégia, know how e muita...
Deu na mídia. Uma redução brutal no orçamento é o que está previsto em 2018 para o Ministério do Turismo. Sejamos francos: alguma surpresa? Talvez só o fato do corte se dar em ano eleitoral. Mas turismo nunca foi...

Turismo com deficiência

Por Ricardo Hida* No Brasil, 48 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. O número tende a aumentar naturalmente porque a população ao envelhecer passa a apresentar restrições na mobilidade, na audição, na visão e problemas mentais. Há ainda...
Vamos começar por uma defesa. Não sou marxista, muito pelo contrário. Embora acredite que ainda é necessário corrigir certas injustiças sociais, através de ações afirmativas, espero que um dia a interferência do Estado seja mínima e que todos tenham...

A culpa não é da ABAV

Há tempos que todos os setores do turismo vêm pedindo mudanças com relação às feiras. A queda no número de expositores e visitantes era espantosa e não faltou quem pedisse o fim dos eventos, que se mostravam sem sentido....

Vinhos e viagens

Por Ricardo Hida Há dois anos, juntamente com o Brasilturis e a Boarding Gate, a minha agência, Promonde, organiza o Fórum de Turismo de Luxo no Brasil. A caminho da terceira edição, a ideia é reunir os profissionais do setor...

Invente eventos

Por Ricardo Hida* Em algum lugar do passado, alguém, em um exercício equivocado de futurologia, disse que o fim dos eventos corporativos estava próximo. A razão, segundo os falsos gurus, era o número de eventos irrelevantes, o crescimento da importância...
"A energia gasta hoje para se queixar deveria ser utilizada para transformar" Por Ricardo Hida* Rodízio de pizza com amigos em uma quinta-feira.  A conversa sempre começa falando de filhos, dos colegas que não puderam aparecer e dos momentos memoráveis que...

Últimas da semana