Início Ricardo Hida

Ricardo Hida

Ricardo Hida é formado em administração pela FAAP e pós-graduado em comunicação pela Cásper Líbero. Foi diretor da H&T Eventos, executivo de vendas na Air France-KLM, gerente de marketing na Accor Hospitality e diretor adjunto do Escritório de Turismo da França no Brasil. Atualmente é CEO da Promonde. Ele escreve às quartas-feiras no portal Brasilturis e colabora com o jornal impresso a cada dois meses. Contato: [email protected]

Turismo com deficiência

Por Ricardo Hida* No Brasil, 48 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. O número tende a aumentar naturalmente porque a população ao envelhecer passa a apresentar restrições na mobilidade, na audição, na visão e problemas mentais. Há ainda...
Vamos começar por uma defesa. Não sou marxista, muito pelo contrário. Embora acredite que ainda é necessário corrigir certas injustiças sociais, através de ações afirmativas, espero que um dia a interferência do Estado seja mínima e que todos tenham...

A culpa não é da ABAV

Há tempos que todos os setores do turismo vêm pedindo mudanças com relação às feiras. A queda no número de expositores e visitantes era espantosa e não faltou quem pedisse o fim dos eventos, que se mostravam sem sentido....

Vinhos e viagens

Por Ricardo Hida Há dois anos, juntamente com o Brasilturis e a Boarding Gate, a minha agência, Promonde, organiza o Fórum de Turismo de Luxo no Brasil. A caminho da terceira edição, a ideia é reunir os profissionais do setor...

Invente eventos

Por Ricardo Hida* Em algum lugar do passado, alguém, em um exercício equivocado de futurologia, disse que o fim dos eventos corporativos estava próximo. A razão, segundo os falsos gurus, era o número de eventos irrelevantes, o crescimento da importância...
"A energia gasta hoje para se queixar deveria ser utilizada para transformar" Por Ricardo Hida* Rodízio de pizza com amigos em uma quinta-feira.  A conversa sempre começa falando de filhos, dos colegas que não puderam aparecer e dos momentos memoráveis que...
Por Ricardo Hida* Na língua inglesa, o sufixo “ing” indica movimento. Marketing, portanto, é a interação constante, incessante com o mercado. Já design thinking, outro jargão atual, é o pensamento criativo, todo o tempo, para organizar informações e gerar conhecimento...
Há uma velha lenda indiana em que um elefante, portador de força descomunal, permanece preso por seu dono, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é...
Sexta-feira, 17 horas. Na avenida Paulista, saio de uma reunião para encontrar uns amigos na Livraria Cultura. Vou desviando de uma multidão de pessoas que também corre para os mais distintos cantos da cidade. Procuro não esbarrar no músico...
"Diante de muitos interlocutores, a sociedade acaba com dificuldade em negociar com aquele que tem reais condições de apresentar soluções de interesse público." Por Ricardo Hida* Não tenho nenhuma simpatia pelo presidente Michel Temer. Mas reconheço que sua gestão tem trazido...

Últimas da semana