A recente pesquisa da Booking.com revela um mapa de oportunidades para o marketing das agências de viagens que trabalham com destinos sustentáveis. O estudo mostra que os brasileiros estão cada vez mais dispostos a apoiar a sustentabilidade, mesmo que isso signifique custos de viagem mais elevados. Entretanto, para alcançar esses viajantes conscientes, as agências de viagem precisam se adaptar e inovar na sua comunicação e ofertas de produtos.

Com quatro em cada cinco brasileiros acreditando na urgência de escolhas ecologicamente corretas, e 90% desejando viajar de forma mais sustentável no próximo ano, as agências de viagens têm uma oportunidade única para posicionar sua marca nesse mercado de forma inovadora. Use e abuse dos vídeos, um formato eficiente que mostra com excelência a sustentabilidade na prática.

Metade dos brasileiros acham que opções de viagem mais sustentáveis são muito caras, mas, ao mesmo tempo, mais da metade estariam dispostos a pagar mais por opções de viagem com uma certificação sustentável aumentando os gastos para sentirem que estão fazendo a diferença. O desafio é mostrar mais valor e menos preço, criando comparativos e mostrando que, na verdade, pode até mesmo sair mais barato optar por experiências conscientes.

A pesquisa também mostra que oito em cada dez brasileiros se sentiriam mais à vontade em acomodações com selos sustentáveis. As agências poderiam destacar tais certificações, reforçando seu compromisso com opções ambientalmente mais conscientes, além de demonstrar a sua curadoria especializada com muito mais segurança. 

Em seguida, as agências poderiam considerar a criação de pacotes de viagens ecológicos. Uma ideia seria incluir, além de hospedagem em propriedades reconhecidas por suas práticas sustentáveis, atividades que apoiam a economia local e têm baixo impacto ambiental, alinhadas aos interesses de 84% dos brasileiros, que desejam essas opções sustentáveis nas viagens. Além disso, os pacotes poderiam oferecer opções de transporte ecologicamente corretas, como viagens de trem ou aluguel de carros elétricos.

Em resumo, a sustentabilidade não é apenas uma tendência – é o futuro do turismo. As agências que se alinharem com esta mudança terão uma vantagem significativa em um mercado cada vez mais consciente e com grande chance de se posicionarem ainda mais nesse mercado. Concorda?