Nova Fiat Strada 2014

Por: Marcelo Alexandre

A Fiat apresentou a versão 2014 da picape mais vendida do Brasil: a Strada. A principal novidade da Fiat Strada 2014 é a inclusão da terceira porta, com operação reversa. Disponível apenas nas versões Cabine Dupla, ela fica apenas no lado direito e dobra o espaço para o acesso ao banco traseiro do carro. Ainda que a solução não seja inédita no segmento de picapes (modelos como Ford Ranger e Nissan Frontier já usaram solução parecida), é uma solução totalmente inédita entre as picapes compactas, derivadas de automóvel. Há 13 anos a Strada é líder absoluta entre as picapes compactas, além de ser o comercial leve mais vendido do mercado brasileiro.

 

Além da nova porta na cabine dupla, as mudanças foram além. A picape chega com um visual completamente novo por fora. A picape recebeu uma linha de cintura mais alta, o que resultou numa caçamba maior. Assim, o compartimento cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. Outra grande mudança está nas novas lanternas traseiras, colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral. Isso conferiu um “ar” de carro de passeio, e menos de picape utilitária.

 

A repaginação foi completa na Strada 2014. Até mesmo a versão de entrada Working foi contemplada com novo para-choque dianteiro. As mudanças também incluíram algumas evoluções como: abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro e novos volantes para Trekking e Adventure.

 

 

StradaTerceira porta

 

A principal evolução da Strada é a terceira porta do lado direito para as versões tipo Cabine Dupla. Essa foi uma solução técnica muito estudada visando maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picape compacta do mundo a ter uma porta reversa voltada para os passageiros do banco traseiro. A inclusão dessa porta reversa resultou na eliminação da coluna central.

 

Para isso, foi desenvolvida uma maçaneta especial localizada na parte interna do vão da porta, com acionamento duplo. Isso facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Esse mecanismo foi inteiramente desenvolvido pela Fiat.

 

A nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um ganho de espaço no acesso ao banco traseiro. A área de acesso à traseira foi ampliada em cerca de 100%. Na Strada cabine dupla anterior, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2. Agora cresceu para 1 m2.

 

 

Caçamba maior

 

A picape Strada 2014 tem caçamba com mais espaço para carga, passando a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado. Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta pode levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.

 

 

StradaMais equipamentos

 

A nova picape Strada passa a contar com abertura por comando elétrico da tampa de combustível. Além disso, ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e pomo do câmbio e manopla freio de mão na cor preta.

 

As versões com Cabine Dupla também ganharam quatro novos porta-objetos, e a versão Adventure recebeu quadro de instrumentos com uma grafia mais moderna

 

A Strada na versão Adventure, quando equipada com câmbio Dualogic, pode ter volante multifuncional forrado em couro, com a opção de mudanças de marchas por meio de borboletas.

 

 

A gama de versões

 

A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla); uma Trekking (com cabine dupla) e duas Adventure (com cabines estendida e dupla). As três motorizações estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem com motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ 1.6 16V Flex com potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol). Para a Adventure o E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol).

 

A Strada Working 1.4 Flex traz Airbags frontais e freios com assistência ABS de série em todas as versões. Grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas também são itens de série. Com cabine simples, o preço parte de R$ 33,7 mil. A estendida sobe para R$ 36,8 mil e a dupla R$ R$ 42,3 mil.

 

A Strada Trekking 1.6 16V Flex oferecida apenas com Cabine Dupla vem com: direção hidráulica, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura e ar-condicionado. O valor começa com R$ 42,3 mil.

 

E a Strada Adventure 1.8 16V Flex continua com opção de Cabine Estendida e Dupla. De série inclui rodas com 16 polegadas com pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura e novo quadro de instrumentos. O valor inicial é de R$ 49,4 mil para a estendida e R$ 54,3 mil para a cabine dupla.

 

Entre as 11 cores disponíveis, o cliente contará anda com uma nova opção: o Vermelho Opulence. Vale ainda destacar, que do ponto de vista técnico e dinâmico, a nova Strada não passou por mudanças significativas. Ou seja: os motores, os câmbios, as suspensões e estrutura básica do veículo são os mesmos. Assim, as performances e consumo de combustível não mudaram em relação as picapes de modelo 2013, por exemplo.

 

Strada 

 

Opcionais exclusivos

 

Um equipamento opcional muito interessante é o diferencial blocante Locker. Esse tem a função de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas dianteiras. Basta o motorista apertar um botão no painel, para acionar o sistema. O Locker pode ser utilizado até uma velocidade de 25 km/h, se desligando automaticamente depois disso. Ele permite que o usuário consiga superar trajetos e obstáculos que as picapes pequenas não conseguem. Ele está disponível na linha Adventure, e agora na Strada 2014 passa a ser disponível também para a versão Trekking.

 

Outro recurso muito útil é o sistema robotizado de câmbio, batizado de Dualogic Plus. Se o uso do pedal de embreagem e com seleção das marchas de forma automática, proporciona mais conforto para o motorista em trajetos urbanos de grande trânsito. Ele esta disponível nas versões Adventure.

 

 

Linha de acessórios

 

A Fiat realmente inovou com a chega da Strada 2014. Assim, a Mopar (uma empresa do grupo Fiat Chrysler) que para a Fiat no Brasil está focada no desenvolvimento e comercialização de acessórios, mostrou a sua linha de acessórios para personalizar a Nova picape Strada. E os novos acessórios tem tudo para fazer muito sucesso. E entre eles, os grandes destaques são o extensor de caçamba e a central multimídia super-completa.

 

 

StradaCentral Multimídia

 

A nova Central Multimídia é show de tecnologia. Ela combina alta conectividade e amplos recursos em um único aparelho. Pra começar, traz uma tela de alta definição touchscreen de 6.2 polegadas. A resolução é de 800×480 pixels, podendo reproduzir filmes no formato wide-screen.

 

Entre os vários recursos disponíveis estão: sistema GPS com mapa do Brasi; reprodutor de DVD compatível com mídias e formatos DVD-R/RW, DVD+R/RW, VCD, CD, CD-R/RW e MP3. Além disso inclui TV Digital integrada (já no padrão brasileiro); câmera de ré; Rádio AM/FM; conectividade Bluetooth (tanto para Viva Voz, quanto streaming de áudio); calendário com relógio; controle remoto e conexões tipo porta USB e Ipod.

 

Essa central reúne o que há de mais moderno no mercado brasileiro. Aliás, entre os carros nacionais, nenhuma outra central consegue ser mais completa. O fato interessante é que a central pode ser integrada aos comandos do carro. Quando a Strada vier equipada com controles no volante, eles funcionarão com a central-multimedia. Além disso, o equipamento preserva toda a garantia de fábrica da Fiat Strada. No Brasil, não existe outra picape (seja compacta ou média) que tenha a possibilidade de receber uma central (homologada pela fábrica) mais completa e eficiente que essa da Mopar para a Fiat Strada. O preço sugerido dessa central é de R$ 3,5 mil. Essa central também estará disponível para outros modelos da Fiat, em breve.

 

 

StradaExtensor de Caçamba

 

Produzido em alumínio, o novo Extensor de Caçamba combina resistência, leveza e fácil manejo. Ele aumenta a capacidade volumétrica da Nova Fiat Strada em até 300 litros. Para isso, ele utiliza a própria tampa do compartimento de carga aberta. O extensor é montado como uma cerca que acompanha a carroceria da picape, indo até o limite da tampa aberta. É importante obsevar que a carga máxima sobre a área da tampa da caçamba, não pode passar de 50 kg. Mas ele ainda tem outras funções. Ele pode ser também um divisor de cargas internas que quando rebatido para o interior da caçamba e possibilita até três posições de divisão. Quando totalmente estendido, vira uma rampa que suporta até 180kg. Assim, fica fácil subir e descer uma moto da caçamba da estrada. O extensor também pode servir de rampa para colocar um botijão de gás, barril de chopp ou galões de água na caçamba. Afinal, basta rolar esses recipientes para dentro ou para fora da caçamba, pela rampa. O equipamento que segue resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e possui iluminação de segurança e posição de placa suplementar.

 

Além desses dois acessórios, o cliente Fiat consegue, no Brasil, encontrar outros acessórios Mopar como novos rádios, Kit de sensor de pressão e temperatura de pneus e Kit Sensor Alerta para Novo Uno e Siena EL.

 

Com mais de 75 anos de tradição, a marca Mopar surgiu em 1937 nos Estados Unidos. O nome é formado pela contração das palavras “Motor” e “Parts”. Os produtos Mopar são únicos porque são desenvolvidos em colaboração com as plataformas que projetam e definem as especificações técnicas dos veículos.

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