A imensidão do Pantanal, o mais importante ponto turístico do estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é um prato cheio para produções audiovisuais de encher os olhos. A nova versão da novela homônima, exibida anteriormente nos anos 90 e agora revisitada pela Rede Globo, aguça a curiosidade do brasileiro sobre a região e aumenta as oportunidades de negócio para o setor de turismo local.

Em um levantamento realizado pelo buscador de viagens Kayak, é possível observar que a procura por passagens aéreas de viajantes saindo de Curitiba com destino ao aeroporto de Cuiabá, uma das portas de entrara para o Pantanal, subiu 30% desde o começo da transmissão da novela até o final de maio de 2022. Desde Porto Alegre, a busca pela capital mato-grossense teve um aumento de 23% na procura por passagens aéreas para o aeroporto Marechal Rondon.

A pesquisa foi feita na base de dados do buscador de viagens rastreando por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil com destino ao aeroporto de Cuiabá. O comparativo para a variação de buscas foi feito entre 27/02/2022 e 27/03/2022 versus 27/04/2022 e 27/05/2022. Os percentuais são uma média e podem variar com o tempo.

O poder que uma novela tem de colocar os holofotes apontados para determinada região ou costume é enorme. O country manager do Kayak, Gustavo Vedovato, observa: “A teledramaturgia brasileira tem um importante papel no turismo, tanto nacional como internacional. Não é a primeira vez que observamos como a repercussão de uma novela pode afetar o turismo local de uma região”.


Leia também: Mato Grosso do Sul registra 1º tri de 2022 positivo em Bonito e Pantanal