Novo Aeroporto de Viracopos é aprovado por 95,5% dos passageiros

Por: Priscila Ferraz

Uma pesquisa de satisfação realizada nesta semana indicou que 95,5% dos passageiros de voos internacionais aprovaram as instalações do Novo Aeroporto Internacional de Viracopos (Terminal 1). O local passou a receber voos regulares internacionais no dia 29 de novembro, com um total de 38 voos semanais das companhias aéreas Azul, TAP, American Airlines, GOL e Copa Airlines.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 deste mês pelo Instituto PHD. Foram ouvidas 199 pessoas que embarcaram ou desembarcaram pelo Píer A (internacional). A pesquisa foi encomendada pelo Aeroporto de Viracopos.

 

“O resultado da pesquisa mostra que estamos no caminho certo: o novo Aeroporto de Viracopos entrou em operação mostrando sua vocação para voos internacionais. Tivemos um grande salto em nossas operações para o exterior – passamos de três frequências semanais para 38. São sete rotas, operadas por cinco companhias aéreas, isso é muito significativo e representa uma mudança importante para Viracopos”, comentou o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster. 

 

O objetivo da pesquisa foi quantificar o grau de satisfação geral com o novo terminal, bem como com as modificações estruturais do aeroporto. Os passageiros também foram questionados se recomendariam o novo terminal para viagens nacionais e internacionais. No total, 85,4% responderam que recomendariam.

 

O estudo também levantou de forma qualitativa as justificativas por recomendar a utilização do T1 (Terminal 1). Nas cinco primeiras colocações, as pessoas responderam que recomendariam porque: 1) É bonito (12,9%); 2) É confortável (12,4%); 3) É moderno (7,1%); Tem muito espaço (6,5%); e 5) Tem bom atendimento (5,3%).

 

“Viracopos realiza frequentemente pesquisas com seus clientes para avaliar o grau de satisfação e, desta forma, pode sempre melhorar os serviços e proporcionar uma melhor experiência de voar pelo aeroporto”, disse a coordenadora de pesquisa de mercado de Viracopos, Daniela Fantinati.

 

O Píer A do novo terminal já havia sido utilizado para o embarque e desembarque, nacional e doméstico, das sete delegações (Portugal, Costa do Marfim, Argélia, Nigéria, Japão, Rússia e Honduras) que ficaram hospedadas na região de Campinas durante a Copa do Mundo. No total foram 50 voos, sendo seis internacionais.

 

O Novo Viracopos

 

A expansão de Viracopos foi concebida a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê, ainda, hotéis, shopping center e centro de convenções. Com investimento de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, Viracopos se prepara para receber mais de 100 milhões de passageiros/ano e deve se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

 

Neste primeiro ciclo, a Aeroportos Brasil Viracopos, gestora do terminal, investe aproximadamente R$ 3 bilhões na construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para receber 25 milhões de passageiros/ano, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves (com um total de 72 posições de aviões), três novos pátios de aeronaves, com total de 400 mil m², um edifício-garagem com 4 mil vagas e a duplicação da nova via de acesso ao aeroporto. 

 

 

PF

Deixe uma resposta