Novo Audi A5 Sportback no Brasil

Por: Jorge Augusto

Como geralmente acontece com os carros, o Audi A5 Sportback passou por algumas atualizações recentemente e agora chega ao mercado brasileiro com novo estilo em duas versões: a Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv e a Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI de 211 cv e câmbio S tronic de sete velocidades.

 

Entre as várias novidades, estão os novos faróis do Audi A5 Sportback com as luzes diurnas em LED formando uma faixa estreita, compõem o conjunto dos faróis bi-xenônio. As luzes traseiras com LEDs foram também modificadas.

 

São poucos os detalhes que mudaram na carroceria. O cliente pode escolher entre 15 opções de cores disponíveis. O acabamento externo inclui soleiras de portas em alumínio e frisos decorativos brilhantes. As rodas de liga leve são de 17 polegadas na versão Ambiente (com pneus 225/50) e de 18 polegadas na Ambition (com pneus 245/40).

 

Entre as mudanças estão novos materiais e cores no interior do Audi A5 Sportback. Destaque para os bancos esportivos de couro com ajustes elétricos que estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente nas duas versões.

 

O Audi A5 Sportback traz de série ar-condicionado automático, completo computador de bordo, controle de cruzeiro, teto solar, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional com shift paddles. A versão Ambiente tem acabamento interno “Platinum” e a versão Ambition, em alumínio escovado.

 

As duas versões de motores do Audi A5 Sportback trazem injeção direta de combustível e são turbo alimentados. O novo Audi A5 Sportback Ambiente vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cilindradas, que gera 180 cv de potência máxima, entre 4000 e 6000 rpm. O torque máximo é de 320 Nm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. Com a nova configuração acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h.

 

Na versão mais potente, a Ambition, o propulsor 2.0 TFSI gera 211 cv de potência, entre 4300 e 6000 rpm, e o torque máximo de 350 Nm está disponível entre 1500 e 4200 rpm. A velocidade máxima passa a ser de 241 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h de 6,6 segundos.

 

Esses motores apresentam inovações a partir do controle de válvulas, através de gestão térmica e do sistema de injeção para o turbocompressor e a integração do coletor de escape. Entre os destaques de tecnologia está o sistema AVS (Audi Valve System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações. Com isso, a Audi informa uma redução no consumo de combustível em média de 18%, mesmo com o melhor desempenho. O novo Audi A5 Sportback também utiliza o sistema KERS de recuperação de energia cinética aumentando com isso a eficiência no consumo de combustível.

 

E para cada configuração, o A5 traz um câmbio diferente, sendo o automático Multitronic de variação contínua, que simula 8 marchas para o motor de 180 cavalos e o câmbio robotizado de dupla embreagem S tronic de 7 marchas para a versão com 211 cavalos.

 

O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série na versão Ambition e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, pois atua nas quatro rodas. Se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape.

 

A suspensão dianteira five-link e a suspensão traseira trapezoidal-link do Audi A5 Sportback são feitas principalmente em alumínio. O arranjo dos braços traseiros e o ajuste dos amortecedores foram revistos para uma direção mais precisa. A nova direção assistida eletromecânica é um dos principais contribuintes para a eficiência geral. A versão Ambiente, com tração dianteira, vem com programa de estabilização eletrônica (ESP), com diferencial eletrônico que limita o deslizamento do carro.

 

A versão Ambiente do A5 Sportback pode vir equipada  com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor). Este equipamento também pode ser instalado na versão Ambition.

 

Existe ainda o pacote Advanced, com o Audi Drive Select – sistema que possibilita selecionar o modo de condução para o motorista, modificando características da direção, motor e módulos de controle do amortecimento. Outro recurso é o Audi Side Assist – que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa mais segura; a versão mais atualizada do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), que utiliza radares para manter uma distância constante do veículo à frente. Se o sistema detecta a possibilidade de colisão no veículo à frente a uma velocidade inferior a 30 km / h, o equipamento irá executar uma frenagem. Outro equipamento é  o sistema Keyless-Go que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem chave.

 

Outros opcionais do A5 Ambition são os espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; o sistema de som Bang & Olufsen e o sistema Keyless-go, caso o cliente não peça o pacote advanced.

 

Os sistemas de informação e entretenimento no A5 Sportback também foram significativamente melhorados. Em  qualquer uma das versões, com rádio Symphony de série ou MMI com sistema de navegação opcional, o carro é equipado com sistema Bluetooth e Audi Music Interface. Os preços dos novos Audi A5 variam de R$ 163.900 (versão Ambiente) a R$ 197.700 (Ambition).

 









Deixe uma resposta