Novo city tour tecnológico é desenvolvido em Foz do Iguaçu (PR)

O roteiro, que visa levar moradores e turistas à época da construção da Itaipu, está prevista para abrir em junho de 2021. Saiba mais!

Itaipu
Itaipu

Os turistas e moradores de Foz do Iguaçu (PR) poderão fazer um city tour tecnológico pelas vilas erguidas durante a construção da hidrelétrica. A novidade, que deve ser oferecida quando o Mercado Municipal de Foz estiver funcionando, tem previsão de abertura em junho do ano que vem. O tour funcionará de terça à domingo, com saídas às 10h e às 15h. A gestão do tour será feita pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que também gerencia o Complexo Turístico Itaipu.

O roteiro terá percurso de 16 quilômetros. A escolha do nome oficial do passeio será feito pela população por meio de um concurso. As regras serão definidas próximo à inauguração. “A proposta é oferecer um roteiro que seja uma homenagem e motivo de orgulho para pioneiros e à comunidade em geral”, diz Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu.

O tour visa se tornar uma espécie de homenagem às histórias da usina e de Foz do Iguaçu. A proposta é ajudar a movimentar a econômica local por meio do turismo e, ao mesmo, tempo, contribuir para resgatar e preservar a cultura local e o sentimento de pertencimento de Foz do Iguaçu e das três fronteiras, de modo geral.

Durante o roteiro, o visitante fará uma espécie de viagem no tempo para reviver a época da construção da Itaipu, com sons ambientes da época usados para remeter o visitante ao período das obras, que mobilizaram 40 mil trabalhadores. Os turistas serão transportados em ônibus envelopado com imagens dos veículos usados no ínterim para levar os barrageiros.

O roteiro poderá ser explorado também de maneira independente, com veículos próprios e bicicletas. Para isso, o visitante contará com o apoio tecnológico de um aplicativo e de totens interativos. O turista poderá usar o QR Code em alguns locais do roteiro para ter acesso a conteúdo exclusivos ou ainda direcionar seus tablets a um código de barras para outros pontos.

Óculos de realidade virtual também irão compor o roteiro e ficarão disponíveis na Casa do Barrageiro, com visualização de imagens da época e passeio por algumas partes da construção da usina. Haverá souvenirs em algumas paradas e espaços para fazer lanches.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui